Universidades Obtendo Altas Receitas Provenientes de Atividades Extra Acadêmicas

    Como se sabe o pais tinha perto de 54 milhões de inadimplentes em 2014 e tem hoje 10 anos depois, em junho 2024, 72 milhões.  Assim, não se deve desenvolver uma ação social no âmbito ESG para ajudá-los? Como cobrir os custos deste apoioAs universidades que também têm inadimplência, queda no valor das mensalidades e evasão, têm um outro problema invisível, a Disrupção do Ensino Superior. Contudo, seria possível obter receitas permanentes? O que é o Finep Inovacred?

     É preciso quebrar paradigmas! A solução é repensar a universidade em seu ecossistema, não apenas como uma academia isolada, criando serviços complementares integrados em rede. As inovações aqui apresentadas trazem um forte faturamento, com atividades extra acadêmicas, fora da regulação MEC. Por exemplo: laboratórios IA, sua própria usina de energia solar, receitas permanentes e até captação de alunos no exterior em plataformas compartilhadas como o Study in Brazil, etc.

   
 
ATIVIDADES EXTRA  ACADÊMICAS

    Pode parecer estranho uma universidade ter receitas extra acadêmicas, principalmente, se forem significativas, podendo representar lucros maiores do que sua atividade fim. Por isso elas são da maior importância, pois enquanto do faturamento da faculdade deve se deduzir a carga mais pesada da remuneração dos professores e colaboradores fixos, nestas atividades não.  

    Por exemplo, nos casos dos laboratórios e centros de empreendedorismos pode não existir tal relação, pois os principais players são estagiários, sem os encargos sociais, profissionais, ou mestres associados recebendo por resultados.. 

    Nesse contexto, em primeiro lugar, deveria se perguntar: O acadêmico é aluno ou cliente e por quanto tempo? Como as faculdades se preocupam com a carreira dos seus principais players, os que sustentam esse ecossistema e como ele está estruturado?  A máxima da solução é criar valor para o cliente, que termina quando? 

POR QUE ECOSSISTEMA 
&
BANCO DE DADOS?

    Um ecossistema universitário pode trazer diversos benefícios para a academia, para a região e para o país como um todo. Objetiva criar um ambiente propício para o surgimento de novas ideias e negócios: através da colaboração, do compartilhamento de conhecimento e do acesso a recursos financeiros. Transforma pesquisas e descobertas acadêmicas em produtos e serviços inovadores: que beneficiem a sociedade e impulsionem o desenvolvimento econômico. 

    Promove a cultura da inovação, dentro e fora da instituição, inspirando pessoas a serem criativas e a buscar soluções para os desafios que todos nós enfrentamos diariamente, tanto na obtenção de oportunidades de trabalho como na obtenção de rendimentos, facilitados com a tecnologia de hoje.

    Claro que todas as informações devem ser registradas em Banco de Dados comum da rede em estruturação.

Oportunidades de Trabalho      .

     As informações do banco de dados do Sebrae indicam a existência de cerca de 19 milhões de pessoas jurídicas. Estima-se que destas, 2,5 milhões tenham mais de 10 colaboradores. Se as universidades têm 8 milhões de acadêmicos, não seria interessante que estes soubessem se estas últimas empresas teriam interesse em um TCC prático, produzido ou não em um laboratório usando inteligência artificial, logo no primeiro ano do curso do aluno, como são os chatbots?  O acadêmico não estaria abrindo uma oportunidade de trabalho?

     Cada um dos alunos não teria condições de contatar pelo menos 4 empresas fazendo um pequeno cadastro e identificar o responsável pelo RH com seu e-mail, para inclusão no banco de dados da academia? A eventual remuneração do aluno não poderia ser feita com créditos, ou brindes como camisetas com o nome da universidade, pelos 4 contatos?

     Com este estratégico respaldo de um banco de vagas que o próprio acadêmico ajudou a construir, ele não se sentiria mais confortável em relação as oportunidades de trabalho, pela vida toda? Ele não consultaria tal acervo durante muito tempo, tanto indicando novos alunos, como fazendo cursos de reciclagem?    

     Esse mesmo banco de vagas não poderia ser consultado pelos 70 milhões de inadimplentes, com a inserção das necessidades das empresas que também teriam interesse em contratar colaboradores com um conhecimento e remuneração menor, para treiná-los na suas universidades corporativas?

Oportunidade de Remuneração Permanente sem Vínculo

     A outra importante ação decorrente do trabalho nas redes sociais é a remuneração, sem vínculo, do empreendedor, que pode ser de uma indicação, de interesse tanto dos universitários como, principalmente, dos inadimplentes. A solução está na construção de um marketplace inteligente, onde todos indicadores, influenciadores e associados, teriam uma remuneração. 

     Diferente dos demais existentes marketplaces do país, a proposição é agregar serviços além de produtos em uma plataforma inteligente, all in one e pró ativa, com uma máquina de busca de ofertas e descontos a disposição dos usuários 24/7, gratuita.  NOSSOS=BAIRROS

     Para participar da plataforma como associado todo interessado deveria indicar X potenciais compradores / vendedores de produtos em forma exponencial com 3 conhecidos cada um indicando mais 3, o equivalente a 3 elevado a terceira potencia com o que ele totalizaria 33 indicados e assim por diante. Nesse caso a cada compra de um dos 33 conhecidos da sua rede de indicados ele teria uma remuneração.  

    Dessa forma parte do resultado seria para cobrir as despesas dos cursos para os inadimplentes, o que serviria como âncora para atrair todas as empresas com interesse em ingressar no universo ESG aproveitando os benefícios inerentes, como empresa sustentável, com um investimento muito baixo associado a um alto retorno social.

A IMPORTÂNCIA 
DO
 EMPREENDEDORISMO

    Dividimos as, principais, atividades relacionadas ao empreendedorismo do ecossistema universitário em  5 partes: i) Dos alunos;  ii) Do exemplo de modelo no exterior; iii) Das ações dentro da universidade, como a ESG, Universidades Corporativas em Rede e Laboratórios IA; iv) Das ferramentas financeiras, suas receitas assim como durabilidade; e v) Registro de arquivos nas nuvens. conhecidos como blockchain. 

     Assim, consegue-se avaliar melhor seu alcance e as necessidade das customizações e integração em uma rede específica para se ganhar escala.

ALUNOS

    Na ótica dos alunos o conceito de empreendedorismo é, praticamente, desconhecida. Poderia se dizer que os interessados em obter uma qualificação profissional focam, exclusivamente, em conquistar uma carteira de trabalho assinada, assunto que não é discutido na academia como deveria ser. Acontece que a tendência mundial como se vê no livro O fim do Emprego, agora realçado pela entrada da inteligência artificial. Essa situação fica ainda mais difícil no país, face aos conhecidos encargos sociais e a turbulência econômica. 

    Assim a dificuldade em obter a carteira assinada é a primeira barreira que acadêmico encontra, uma experiência negativa, que acaba por refletir na indicação de novos alunos, prejudicando a faculdade. 

              

    As soluções são o empreendedorismo, principalmente ele dentro da empresa o conhecido intraempreededorimo e nos cursos de marketing pessoal, gratuitos, que toda faculdade deveria oferecer, já no primeiro ano. No seu conteúdo programático ter as orientações para a construção da homepage do aluno com seu vídeo currículo e TCC, tutoriais para estruturação da sua rede social focada na sua profissão, com os respectivos grupos de discussão e, principalmente do uso de Banco de Dados da universidade que deveria ter as informações dos empregadores de sua região com a necessidade de colaboradores qualificados de cada uma. 

    Tais informações dariam ao acadêmico um norte hoje desconhecido, realçando a importância do apoio da academia o mesmo acontecendo com os inadimplentes.

 MODELO DE CENTROS DE EMPREENDIMENTOS 
PARA AS UNVERSIDADES

     Na ótica das universidades vejamos o exemplo marcante do Martin Trust Center for Entrepreneurship do Massachusetts Institute of Technology MIT dos EUA. No seu relatório de 2016 ele informa que seu esforço na área resultou, em uma Receita Bruta de US$ 1,9 trilhões (!), da estruturação de 33.200 startups com a criação de 4,6 milhões de oportunidades de trabalhos.

  

 AS AÇÕES DENTRO DA UNIVERSIDADE

      marketplace ESG, Universidades Corporativas em Rede e Laboratórios IA; caso do caso de direito prof robot idiomas profissionalizantes G compras ecossistema antecipação pgtos 100.000 perguntas portal do rec´´em formado 

RECEITAS PERMANENTES



Cartão de Crédito

    Por que no país as universidades não têm seu próprio cartão de credito, como em outros países? Nos
 EUA praticamente todas elas têm seu cartão private label para seus estudantes com sua logo marca, geralmente concedido pelas associações de professores e ex-alunos da academia, ou pelas de cooperativas de crédito da sua região, formada há muitos anos, talvez 30 ou mais,  como se vê na sequência.


        Na reportagem abaixo da revista Forbes, as faculdades da região de Boston nos EUA receberam retornos que somaram  US$ 73,3 milhões em 2010 para 848 escolas.     
    

Poupança Universitária




POUPANÇA UNIVERSITÁRIA


SEGUROS


Oportunidades




BLOCKCHAIN 
BIBILIOTECAS COMO CENTROS DE LUCRO

   YT

INVESTIMENTO
&
PARCERIAS

     parcerias mestres associados se 
Univ corp OSCIP 2.000.000 X r$  500 = 1.000.000.000  / 2.000 = r$ 500.000 

     # 1.000 univer  $ 10.000 = 10.000.000 + 10.000 professores R$ 1.000 = R$ 10.000 >> R$ 20 mmm BV 

Receitas 

plataformas
1) rede de universidades empreendedoras






2) e-commerce marketplace para o pequeno varejo nos bairros 6 MMM 2020
tem interesse 1) MO treinada específica 2) LAB Tcc 3) Energia Solar  4) Blockchain
3) usina solar aviários momento 45 mil
4) laboratorios chatbot redução de custos - melhor aprendizado
5) biblioteca digitalizada > blockchain além dos cursos, digitalização por estagiários; a) universidades b) empresas c) smart credit score 


universty call center
coworking - startup - incubadora - finep
  

1)  coop credito
2) serv publicos novas usinas solares

 C


445 mil usinas solarres cooperativas de credigto 0 agri - servi oublicos















ASD






INTRAEMPREENDEDORISMO
&
BANCO DE DADOS inteligente
DE EMPRESAS (RHs)
acdemicos

2,5 mmm - empresas ME EPP  8 mmm alunos = 4 consulotria suipervisionada
Total de Alunos na Graduação: 8.987.120 em 2021 (crescimento de 3,53% em relação a 2020).



oscip

SERVIÇOS PUBLICOS - LIDERES QUE RATIFICAM REDE UNIV CORP - OSCIP - REDUÇÃO DE CUSTOS - CRIAÇÃO RECEITAS COM UNIV CORPOR FECHADA X ABERTA  AVIARIOS & PROP AGRIC - RED INADIMPLENCIA -  COMPRAS EM GRUPO - DESINVESTIMENTO - NEOBANK PARA FORNECEDORES - PAGAMEMTOS EM FARMACIA

aluno ganha 20 % curso mkt peesoal 1001 pewrguntas web site pressoal preferencia na indicação banco de talentes TCC PRATICO

study abroad 

50% DE 2,5 MMM UNIV CORP  1.250.000 / 2000 UNIV = 625 UN CIORP POR UNIV

625  oscips x R$ 1000 = 600  MIL banco de talentos  

2.000 FACULDADES = r$ 12500 X 5 = 75 MIL

prof associados

     Como no Brasil pouco se trabalha o tema não se gerando escala, todas as universidades deveriam ter seus Centros de Empreendedorismo e Intraempreendedorismo interconectados como é a proposta da solução.

Serviço de Análise de Crédito

 
cc -  vida toda

rede

ingles profissionalizante
cursos complementares O que se entende pelo conceito Life Long Learing? 
OAB - curso vestibular 
c. empreendedorismo
laboratorios  analise financeira  1 mmm de alunos fazendo analise media setorial
Sartups 
 Chatbot 1) redução de custo 2) maior compreensão das aulas
 1001 perguntas 
4) Disc rooms redes 
portal acad e home page
marketint pessoal
finep
Energia Solar
Banco de dados empresas
Univ corpotativas
TCC PRATICO 2 MMM DE EMP COM  MAIS DE 10 FUNC https://www.econodata.com.br/empresas/todo-brasil/mais-de-10-funcionarios 2,5 MMM

22,9 mmm das quais 12,1 mei de maio ... 2024 oou seja 10,8 mmm de empresas com um porte significativo

BGE (2023): 1.647.204 empresas https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/servicos/9016-estatisticas-do-cadastro-central-de-empresas.html
  • Varejo: 1.297.812 empresas
  • Atacado: 197.950 empresas
  • Veículos: 151.442 empresas



FINEP PARA UNIVERSIDADES

BNDES GARAGEM | Aline Corrêa - programa de aceleração de startups

Centro de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Carolina do Norte - USA



CRÉDITO PARA INOVAÇÃO | Newton Hamatsu - Finep e Sebrae juntos para financiar negócios inovadores






Centro empre  - chat bot 100.000 pergutnas

Ingles

Energia solar

https://www.facebook.com/growthtechsolutions  https://growthtech.com.br/  tokens imoveis pierre hugo https://www.instagram.com/p/C0PzocBLL77/

cartão de credito - e-mail corporagtivo e precisa carta patente...  https://www.celcoin.com.br/cel_card/ https://www.celcoin.com.br/industrias/erp/

Centro emp - ESG - aviarios - US$ study abroad - bolsa 79 mmm - univ corp em rede

poup edu superior - ingles - mkt pessoal -  portal advogados on line - 200 mil perg - sewc 24-7 - prof robot - 

R$ 1.000.000 milhão - 500 faculdades = 500.000.000  US$ 100 mmm
1000 alunos US$ - 1.000 por aluno / 5 anos = US$ 200 / ano = US$ 20 mes



https://abmes.org.br/  5.300 unidades educacionais associada inclui escolas secundárias