MARKETPLACES - SÓCIOS OPERADORES - ASSISTENTES de COMPRAS

     Quando termina uma experiência de compras? Uma empresa investe em marketing e faz uma venda. Os bancos recebem os pagamentos e, depois vendem seguros, cartões de crédito, p. privada e os produtos / serviços de suas plataformas de e-commerce, para aquele cliente da loja?  Ou seja, na sequência, via de regra, ela perde o cliente para os bancos? É possível eliminar a intermediação bancária, com a técnica Banking as a Service (BaaS)? As empresas não precisam ter seus próprios serviços financeiros, obtendo mais receitas? 

     O que são os marketplaces inteligentes, as machine learninge e os web scrapers? Seria quando se pode ter mais receitas com o mesmo cliente tendo um relacionamento mais longo, com novas vendas ou indicações, conhecendo seu perfil e acompanhamento seus passos? O que são os assistentes de compras?

   

A evolução do marketplace
Lojas Isoladas X  Marketplaces

   No comércio eletrônico os marketplaces, são shoppings a céu aberto sem limitações de qualquer natureza pois são remotos, que com investimentos e custos de manutenção reduzidos, podem auxiliar um numero infinito de vendedores, sejam eles p. físicas ou jurídicas, sem estes terem seus apps da loja, usando o do marketplace que tem força para fazer o Trafego Pago que feito de forma individual tem um menor retorno. Além disso com a inteligência artificial podem ter informações sobre os perfis dos clientes em banco de dados relacionais. 

   Os marketplaces atuais deixam muito a desejar. A maioria ainda oferece resultados de busca iguais para todos, sem entender o perfil do usuário. Não têm memória, nem integração com pagamentos feitos pelo cliente em Credit Marletplace outras plataformas.  
    

 

    Nessa linha de raciocínio uma loja que tem exclusivamente sapatos, vende um de cor vermelha. A compradora quer uma bolsa vermelha. O lojista não poderia indicar onde teriam ofertas na sua região? Uma loja vendeu um tênis. Não seria interessante receber um quizz sobre seu conforto e na sequência oferecer um outro ou pedir uma indicação? No caso da compra de uma pizza na 5a feira, não seria interessante oferecer depois da 10ª pizza, uma gratuita?    

    Fazem parte desta estratégia o Open Finance, que permite a eliminação da intermediação dos bancos tradicionais, a redução de custo na aquisição de insumos em Plataformas de Compras e o uso mais conhecido para aumento de vendas com Marketplaces Inteligentes. Neste cenário as associações patronais podem ter um papel relevante como abaixo descrito.




Credit Marketplace Inteligente

    Os credit marketplaces hoje existentes no país, assim batizados, são via de regra de 1 empresa única.  O ideal é se estruturar uma plataforma digital que conecte as instituições financeiras e suas variantes como bancos, fintechs,k noba cooperativas de crédito e investidores privados aos 
 tomadores de crédito, sejam pessoas físicas ou empresas, em um ambiente virtual, organizado como uma espécie de bolsa de valores. Assim se reduz custos e agiliza-se as operações. 

    Estes sendo inteligentes e estando conectados com bancos de dados relacionais podem desempenhar, um papel mais importante do que o melhor gestor de crédito faria, dando mais segurança aos tanto aos financiadores como para os os tomadores.


       Um interessado ao entrar no marketplace, preenche seus dados básicos, autoriza o uso LGPD, conecta sua conta via Open Finance, recebendo uma pré-análise de crédito, com uma análise feita previamente indicando os pontos fortes e fracos, serviço hoje não informado pelos bancos, com limite sugerido, podendo acessar o dashboard dos visitantes, com seus conteúdos educativos, acesso a TV 3.0 & Revista Virtual que pode assinar sem custos. 

       Antes do potencial cliente receber as ofertas nas suas várias modalidades desejadas, um chatbot pode explicar os prós e contras de cada opção fazendo as perguntas devidas, como por exemplo, se precisa de uma projeção de seu fluxo de caixa / balanço para os próximos 6 meses, para que se destina os recursos, se vai precisar de mais limites, se quer receber avisos das datas de vencimento, já com novas ofertas ofertas, e assim por diante.

   
      Nesta linha o chatbot pode investigar o destino deste ou aquele recurso e sugerir alternativas, como por exemplo, se no caso do credito para compra de estoques, se a empresa teria interesse em reduzir custos fazendo compras em grupo, se tem um estoque ocioso, de deixar o estoque em garantia como alienação fiduciária reduzindo taxa de juros, este controlado à distância desta ou daquela forma com a tecnologia ERP. 

      Além disso o chabot pode perguntar se o objetivo é liquidar divida antiga, se precisa de apoio na investigação de juros abusivos, serviço limpa nome, etc.

    Cada fornecedor de crédito pode treinar seu chatbot com as perguntas que deseja para com as respostas, fazendo uma classificação do risco de crédito para ter condições de estabelecer o spread correto, prática hoje inexistente.

    Todos os players abaixo mencionados podem ser atuar como correspondentes ou sócios operadores.

   Além disso pode-se perguntar: Por que os shoppings, grandes lojas e super mercados, via de regra, não têm seus próprios cartões de crédito e sistemas financeiros compartilhados?  Quando começa e termina uma experiência de compra e venda? Com seu pagamento? Por isso é importante se entender na economia 3.0 os vários tipos de marketplaces, formas de fidelizar clientes e, principalmente, reduzir custos. 

    O ecossistema proposto representa uma oportunidade única para modernizar a estrutura de transações empresariais no Brasil. Ao conectar empresas, fornecedores e serviços financeiros via Open Finance, cria-se um ambiente que fortalece a economia setorial, reduz custos e promove o crescimento sustentável das indústrias.

     Os maketplaces feitos sob medida, são projetados para atender às necessidades específicas de um determinado nicho ou setor, dentro de um contexto mais amplo de integração e colaboração. Eles se diferenciam dos genéricos por oferecerem funcionalidades e ferramentas adaptadas às características e demandas particulares de seus usuários. Sendo inteligentes trazem inúmeras outras vantagens, abaixo explicadas.

    Vejamos a estratégia da construção de um marketpace para os vulneráveis e inadimplentes, que são mais de 75 milhões de consumidores, com uma tática para obterem trabalho e receitas depois de capacitados.  Afinal eles não fazem suas compras no comércio local? Logo, não poderiam ser os protagonistas, como influencers, sócios operadores do multi vendor marketplace NossosBairros aqui proposto ou terem sua própria loja, sem custos?


    Além do forte investimento em publicidade nas redes sociais a plataforma terá sua revista e TV virtual para serem enviadas para os clientes que os lojistas empreendedores determinarem em um serviço específico liberando tal responsabilidade dos anunciantes.


   Observa-se que poucas empresas usam a estratégia do Google Maps, da maior importância, como se afere nos vídeos abaixo. 

How to Use Google Maps Marketing to Generate Real Estate Leads

How To Use Google Street View and Google Maps 
 Real Estate Investing

    Essa estratégia explora, ao mesmo tempo: i) O potencial de consumo dos 75 milhões de  associados impulsionadores e de seus conhecidos que tenham interesse em reduzir as despesas mensais e ter outras fontes de renda; ii) As cerca de 35,1 milhões de empresas (CNPJ gov 2025) que vendem seus bens e serviços no comércio local próximo das moradias ou trabalho dos clientes; iii) Incentivando os primeiros e interessados a recomendarem que os comerciantes da região para ingresso no marketplace NossosBairros, recebendo em troca, Cashbacks / Giftbacks dos próprios produtos que utilizam cotidianamente; iv)  Que estes usuários participem da solução como simples corretores, representantes, angariadores de mais comércios que queiram abrir novos canais de venda, e) Se tornem sócios operadores.

    Neste mesmo objetivo, entre as inovações da solução, estão a estruturação do Credit & Insurance Marketplaces os apps Credit Score/Marketplace, o Celular DiretoFabrica, MeusRemedios e outros customizados de acordo com a necessidade das empresa e usuários, todos interconectados. 

Web Scraping

    Abaixo a ferramenta da busca de itens indicados.  O exemplo significativo nesse caso é o tempo que se levar  na procura por imóveis / automóveis nos websites específicos. Aqui a proposta é da construção de um SEO Personalizado.

O que é Scraping? | Tudo o que você precisa saber

 

Provador Virtual

Most adaptive and affordable try-on plugin for e-commerce. 
World's No. 1 solution for retailers

Marketplace B2B

     Como estes operadores já fazem compras presenciais nas suas localidades, não seria difícil saber dos comerciantes locais se estes já tivessem websites e incluídos no Google Maps, obterem o e-mail do responsável por marketing, assim como seu CEP e tipo de comércio, enviando tais informações para o Back Office da plataforma com um levantamento dos concorrentes.

    

Google Meu Negócio Passo a Passo 2024 - Curso

Compras em Grupo 
Redução de custos na aquisição de insumos  

   A cadeia de valores ajuda a entender como pode-se reduzir custos na aquisição de insumos, eliminando-se elos intermediários em várias etapas, desde os primeiro elos até a loja do vendedor.

Supply Chain Finance Made Easy


Associações Patronais

   

   Um papel estratégico na redução dos custos de aquisição de insumos pode ser feito pelas Associações Patronais para as empresas associadas. Uma das principais formas de alcançar essa economia é através das compras coletivas, onde a negociação em grande volume permite obter descontos significativos e melhores condições junto aos fornecedores. A negociação centralizada também se mostra eficaz, com a associação atuando como um elo para conseguir preços mais competitivos mesmo para compras individuais.