A DISRUPTURA NA EDUCAÇÃO - UNICURSOSLIVRES - MESTRES - MOOC BR - POLOS EAD
O ensino no Brasil falha em atender os vulneráveis. Tem pouca conexão com empresas. Não usa exemplos de sucesso, como do C. Empreendedorismo do MIT/USA que gerou 33 mil startups as quais obtiveram aportes de US$ 1,9 trilhões! Aqui temos 75 milhões de negativados, precisando de cursos online livres, ofertas de trabalho imediatas e Crédito Inclusivo. Existem ainda 7,2 milhões de empresas em dificuldades que necessitam de auxílio.
É preciso inovar. Há que se {re}pensar a educação. Dentro do conceito de sustentabilidade, a solução auxiliando as 46 milhões de empresas (RAIS 2024 pg 8) propõe-se a desenvolver programas de inclusão social, com reduzido investimento e custo de manutenção, criando o Ecossistema BR de Ensino, integrando na mesma plataforma, o Portal HRTech, a estratégia MOOC BR, a rede das Universidades Corporativas, o Conecta Talentos & Vagas Rede Nacional, o Empreendedorismo em Rede, a Gradute in Brazil e a UniCursosLivres com matriz no exterior.
Atualmente, via de regra, os educandos são tratados como alunos e não clientes, em uma miopia de marketing. Pouco se explora o conceito de Lifelong Learning, de indicações.
Além disso, a capacitação profissional e o trabalho, com a tecnologia atual, não podem ser tratadas em ilhas isoladas. Os cursos e suas instituições devem oferecer de forma integrada todos os serviços pertinentes, o que é possível se estruturar em um ecossistema.
No exterior as instituições de ensino tem uma forte entrada de recursos com atividades extracurriculares o que não acontece no país. Além disso observa-se uma intensa reserva de domínio limitando as atividades dos stakeholders o que igualmente cerceia o faturamento de todos. https://belpesce.carrd.co/
Os mestres, por sua vez, não estão aproveitando todo seu conhecimento com a tecnologia disponível. Estes devem ser valorizados e estimulados a obterem novas receitas e legados. Um outro exemplo são as 300.000 Perguntas & Respostas que se encontra na American Bar Association. o que indica o caminho aqui proposto de que todos os professores, reunidos em redes, deveriam ter como acervo, as quais podem ser usadas no Tráfego Pago e como Chatbots.
Por fim, credito inclusivo
Ecossistema BR de Ensino
O esforço isolado dos inadimplentes na recuperação de um histórico de crédito, pode não ser suficiente para esta importante ação. Exigem a participação de várias assessorias, como pode se ver no cabeçalho desta página, tornando o feito mais oneroso e demorado, quando isoladas, ou seja tratadas por diferentes profissionais.
Daí a importância de se reunir, em um único local, os serviços necessários integrados, em um ecossistema, incluindo cursos e oportunidades de trabalho rápido om a participação de todos os stakeholders, os professores, colaboradores, alunos, provedores e investidores, de todas as formas e níveis, inclusive com seu sistema financeiro de crédito inclusivo próprio, com correspondentes bancários.
O que existe no Ecossistema BR de Ensino?
Para entender um complexo dessa natureza, detalhamos algumas de suas conexões e as principais formas de capitalização e divulgação da solução, que torna a apresentação mais longa.
Os investidores com pouco entendimento na área, precisam conhecer esta ou aquela estratégia, para que possam entender o seu alcance e retorno inerente. Pretende-se abrir o capital da solução no exterior, trazendo um importante ganho para os mestres e interessados fundadores, gerando-se ao mesmo tempo receitas para a manutenção da plataforma.
São muitas as ferramentas a serem estruturadas no complexo do Ecossistema BR de Ensino, que podem trazer significativas receitas para os stakeholders.
Aqui elencamos as principais que envolvem:
i) MESTRES Os mestres formando uma rede trazendo divulgação e rendimentos permanentes, estruturando uma plataforma MOOC e de Perguntas & Respostas;
ii) UNIVERSIDADES As proposições para as universidades e escolas criado condições de obterem receitas extra-curriculares, com os Centros de Empreendedorismo
xxxxxxxxxxxxxxxxxxx B2C B2Be
conquistando alunos do exterior participando do portal Graduate in Brazil, e
POLOS & CENTROS de TREINAMENTO
iv) Uma alternativa de cursos livres sediada no exterior com conteúdos em Português, Espanhol e Inglês, proposto pela UniCursos Livre.
ASSOCIÇÕES
RHTECH ECONOLIA SOFTWARES
Professores em Rede
MOOC BR
Perguntas & Repostas
Um dos exemplos é a inexistência de um portal MOOC para os cursos on line do país. No exterior atualmente existem mais de 250.000 cursos em vários websites, enquanto no país existem menos de 20.000, com pouca divulgação. De outro lado sabe-se que existem cerca de 316.000 professores no ensino superior em 2023 e 516.000 professores no ensino médio que poderiam produzir conteúdos atualizados, obtendo receitas permanentes. Daí a proposta da criação da plataforma MOOC BR.
Universidades
&
Escolas
Outro exemplo é a ausência de um portal focado em captar alunos no exterior. Enquanto o país tem apenas 19.935 alunos estrangeiros (INEP 2023), no Japão com uma língua muito mais difícil, haviam em 2024 perto de 336.708 (Study in Japan). Por isso a proposta da criação do serviço Graduate in Brazil para captar alunos / intercambistas internacionais, pois como se sabe é enorme a diferença de custos de quase 10 vezes entre o Brasil x Exterior, sem contar a manutenção pessoal e as limitações impostas pelos distantes campus dos locais das possibilidades de trabalho.
O ponto mais importante nesta estratégia de captação de alunos do exterior, são dos valores das mensalidades que mesmo com bolsas, em um portal com tal objetivo deveriam ser muito maiores, exatamente como acontece nos EUA. Lá os alunos residentes dentro ou fora de seus estados, tem preços diferenciados, como se vê nas publics universities. Com a tal estratégia as universidades e escolas do ensino médio podem, com um investimento muito reduzido fazendo parcerias com seus mestres, adaptando seus websites nas línguas de interesse, além de valorizar suas instituições, obterão um faturamento maior, praticamente sem custos.
Polos EAD
Universidades Corporativas em Rede
Conecta Talentos e Vagas em Rede Nacuibak
Tal consolidação, onde se escala a produtividade, é um dos pontos importantes nas universidades corporativas. O país tem 24,2 milhões de empresas com mais de 50 colaboradores diretos que precisam desta estratégia (RAIS 2024 pg 8), existindo menos de 1.000 instituições (CAPES 2024 pg 22).
rede Lei do Bem ou como0 OSCIOPs atraindo receitas e candidatos como j´=a fazem vairas empresas 100 ,000
imgem ?
O problema que as empresas de recrutamento e seleção além dos departamentos de RHs reportam de certa dificuldade e longo tempo para preencher as vagas disponíveis, podem ser equacioandas com a criação de um Banco de Vagas Inteligente com Entrevistas Estruturadas
plataforma digital centralizada, mostrando de um lado perfis de candidatos e currículos, e do outro, vagas de emprego. As linhas e setas conectam esses dois lados, simbolizando o processo de "matching" entre talentos e oportunidades. O fundo sugere uma rede global interconectada, transmitindo a ideia de um alcance nacional e uma integração perfeita para agências de recrutamento e departamentos de RH.
Sim e 1) informe o link do Distrito RHtech Report; 2) se baseie nele para fazer o MVP com a sugestão de preços para adesão e taxa de manutenção mensal; 3) que esta associação poderia ter como serviço principal a estruturação de universidades corporativas já que o país tem 24,2 milhões de empresas com mais de 50 colaboradores diretos que precisam desta estratégia (RAIS 2024 pg 8), existindo menos de 1.000 destas instituições (CAPES 2024 pg 22); 4) Para redução de custos e deve-se formar a Universidades Corporativas em Rede; 5) Para redução de custos, as universidades deveriam ser divididas em 2 níveis i) Os cursos comuns para todas as empresas de um mesmo nicho e ii) Os específicos detalhando produtos e serviços para colaboradores internos e externos e para clientes; 6) Elas deveriam aproveitar os incentivos fiscais das OSCIPs, incluindo cursos gratuitos para os 75 milhões de inadimplentes, o que configuraria o maior programa de Responsabilidade Social do país , descontando do Imposto de Renda (permanente) de tais despesas e aproveitar os incentivos da Lei do Bem (por projeto) também descontando o IR; 7) Participar da proposta Conecta Talentos e Vagas em Rede Nacional ligando todos operadores de RH; 8) Ter cartilhas de Marketing Pessoal, Conquistando Emprego com as Técnicas Modernas conhecendo os softwares ATS; 9) Desenvolver um robot para elaboração de Curriculos 10) Da mesma forma ter um chatbot para simular entrevistas, e 10) Ter modulos específicos incentivando: i) Intraempreendedorismo (o empreendedorismo dentro da empresa) ii) Ações de ESG, pois aqui já temos o maior projeto de responsabilidade social, podendo ter uma ação forte de auditoria dando ênfase a Governança, sendo importante desenvolver o E com projetos de Energia Solar e Crédito Carbono na agricultura. Tais ações valorizariam todas as empresas a custos compartilhados ou seja reduzidos do que fazerem seus investimentos de forma isolada; 11) Abrir a solução para todas as associações patronais (informar quantas existem no país) e 12) Ter uma alternativa no exterior para prover cursos livres em Português, Espanhol e Inglês, tendo uma vitrine no exterior, conquistando alunos e receitas para si própria e associadas participando da proposta U niCursosLivres
Conecta Talentos e Vagas
Rede Nacional
ATS
A proposta da UniCursosLivres é ter sua matriz nos EUA estruturando uma plataforma de serviços educacionais White Label, a partir do Brasil, abrindo um novo caminho fora do pais, atendendo as normas regulatórias locais, mais leves, no caso dos cursos livres, ofertando conteúdos em Português, Espanhol e Inglês, tendo como prioridade a América Latina. com os denominados open courses ou shorts MBAs. malcontafner@me.com (47) 3232-2111 / (47) 3035-2906
Nesta estratégia a proposta é emitir para os alunos os históricos detalhados de suas avaliações mais aceitos no mercado de trabalho, do que os diplomas tradicionais sem tais informações. Assim não se configura a emissão de certificados para serem usados como créditos na universidade.
Com tais estratégias a plataforma serve ao mesmo tempo como: i) Uma alternativa para para os Polos de EAD obterem mais receita, pela necessidade criada pelo Decreto Lei 12.456 / 2025, que tornou a viabilidade de muitas instituições cm Polos EvosAD mais difícil e, ii) Usar o modelo White Label para que as instituições interessadas, possam oferecer cursos livres com sua logo marca, dentro do portal, reduzindo o investimento / custos na divulgação no Tráfego Pago, de forma compartilhada, ganhando sinergia.
Por outro lado, hoje via de regra, os educandos são tratados como alunos e não clientes, em uma miopia de marketing. Alèm disso a capacitação profissional e o trabalho, com a tecnologia atual, não podem ser tratadas em ilhas isoladas. Os cursos devem oferecer de forma integrada todos os serviços que fidelizem o ex-aluno, fazendo os estímulos necessários para seu retorno.
Tal consolidação, onde se escala a produtividade, é um dos pontos importantes nas universidades corporativas. O país tem 24,2 milhões de empresas com mais de 50 colaboradores diretos que precisam desta estratégia (RAIS 2024 pg 8), existindo menos de 1.000 instituições (CAPES 2024 pg 22).
Um dos exemplos é a inexistência de um portal MOOC para os cursos on line do país. No exterior atualmente existem mais de 250.000 cursos em vários websites, enquanto no país exsitem menos de 20.000, com pouca divulgação. De outro lado sabe-se que existem cerca de 316.000 professores no ensino superior em 2023 e 516.000 professores no ensino médio que poderiam prodizir conteúdos atualizados, obtendo receitas permanentes. Daí a proposta da criação da plataforma MOOC BR.
Outro exemplo é a ausência de um portal focado em captar alunos no exterior. Enquanto o país tem apenas 19.935 alunos estrangeiros (INEP 2023), no Japão com uma língua muito mais difícil, haviam em 2024 perto de 336.708 (Study in Japan). Por isso a proposta da criação do serviço Graduate in Brazil para captar alunos / intercambistas internacionais, pois como se sabe é enorme a diferença de custos de quase 10 vezes entre o Brasil x Exterior, sem contar a manutenção pessoal e as limitações impostas pelos distantes campus dos locais das possibilidades de trabalho.
UNIVERSIDAD
INCLUSIVA
🚀 INTRODUÇÃO
O Brasil tem 75 milhões de in
O ponto mais importante nesta estratégia de captação de alunos do exterior, são dos valores das mensalidades que mesmo com bolsas, em um portal com tal objetivo deveriam ser muito maiores, exatamente como acontece nos EUA. Lá os alunos residentes dentro ou fora de seus estados, tem preços diferendciados, como se vê nas publics universities. Com a tal estratégia as universidades e escolas do ensino médio podem, com um investimento muito reduzido fazendo parcerias com seus mestres, adaptando seus websites nas línguas de interesse, além de valorizar suas instituições, obterão um faturamento maior, praticamente sem custos.
Exstem muitas outras possibilidades de obtenção de receitas aproveitando a nova tecnologia ainda não aplicadas no país, tanto de cursos como de serviços a serem providas pelas instituições de ensino. Abaixo elencamos algumas das principais.
A proposta da UniCursosLivres é ter sua matriz nos EUA estruturando uma plataforma de serviços educacionais White Label, a partir do Brasil, abrindo um novo caminho fora do pais, atendendo as normas regulatórias locais, mais leves, no caso dos cursos livres, ofertando conteúdos em Português, Espanhol e Inglês, tendo como prioridade a América Latina. com os denominados open courses ou shorts MBAs. malcontafner@me.com (47) 3232-2111 / (47) 3035-2906
Nesta estratégia a proposta é emitir para os alunos os históricos detalhados de suas avaliações mais aceitos no mercado de trabalho, do que os diplomas tradicionais sem tais informações. Assim não se configura a emissão de certificados para serem usados como créditos na universidade.
Com tais estratégias a plataforma serve ao mesmo tempo como: i) Uma alternativa para para os Polos de EAD obterem mais receita, pela necessidade criada pelo Decreto Lei 12.456 / 2025, que tornou a viabilidade de muitas instituições cm Polos EvosAD mais difícil e, ii) Usar o modelo White Label para que as instituições interessadas, possam oferecer cursos livres com sua logo marca, dentro do portal, reduzindo o investimento / custos na divulgação no Tráfego Pago, de forma compartilhada, ganhando sinergia.
Por outro lado, hoje via de regra, os educandos são tratados como alunos e não clientes, em uma miopia de marketing. Alèm disso a capacitação profissional e o trabalho, com a tecnologia atual, não podem ser tratadas em ilhas isoladas. Os cursos devem oferecer de forma integrada todos os serviços que fidelizem o ex-aluno, fazendo os estímulos necessários para seu retorno.
Tal consolidação, onde se escala a produtividade, é um dos pontos importantes nas universidades corporativas. O país tem 24,2 milhões de empresas com mais de 50 colaboradores diretos que precisam desta estratégia (RAIS 2024 pg 8), existindo menos de 1.000 instituições (CAPES 2024 pg 22).
rede Lei do Bem ou como0 OSCIOPs atraindo receitas e candidatos como j´=a fazem vairas empresas 100 ,000
imgem ?
O problema que as empresas de recrutamento e seleção além dos departamentos de RHs reportam de certa dificuldade e longo tempo para preencher as vagas disponíveis, podem ser equacioandas com a criação de um Banco de Vagas Inteligente com Entrevistas Estruturadas
Nesta estrada de marketing a webpage do curso tem que ter seu próprio Banco de Talentos,
informando sobre empregabilidade, remunerações, exemplos de sucesso e, principalmente do neworking, a maior fonte de indicações, sem deixar de lado as atualizações Lifelong Learning. Integrado aos cursos devem estar os gratuitos de Marketinfg Pessoal com a formatação para que os curriculos sejam lidos pelos softwares ATS.
Os cursos deveriam ter seu APP Cursos Rápidos x Procura Trabalho com um web scraper que fique procurando 24x7 oprotunidades de trabalho.
As empresas de recrutamento e seleção além dos departamentos de RHs reportam certa dificuldade e tempo para preencher as vagas disponíveis. Tal problema pode sse equcioando com a criação de um banco de vagas
dores parceria com empresas rh univ corpo lei do bem
Os cursos são gratuitos ou poderiam ter um desconto significativo. Observe-se não serão emitidos certificados para uso na formação universitária, mas sim os históricos de aproveitamento com as avaliações necessárias.
Não existe uma estratégia de apoio para obter uma rápida oporunidade de trabalho, ação que deveria estar integrada com outras
as empresas de recrutamento e seleção integração das .
parceria comPolso de Ead empresas rh univ corpo lei do bem
Piorando a situação já delicada do ensino, no país praticamente não existem plataformas complementares para a educação, os conhecidos Massive Open Online Courses (MOOC), como são os mais de 100.000 cursos, a maior parte gratuitos, das melhores universidades do mundo disponibilizados no Coursera, edX, FutureLearn, Veduca, Udacity, Khan Academy, IBM, Saylor Academy, Google Digital Garage, Youtube, além do TED e outros.
A reduzida oferta de cursos on line, gratuitos, no país, um lado limita o aprendizado para o educando e, de outro abre várias oportunidades para os professores ou especialistas interessados em estruturar cursos, assim como a obtenção de receitas pelos provedores, que no país têm com poucas alternativas de divulgação de cursos.
Para tanto é preciso formar redes de professores por assunto tanto das universidades como nas escolas de ensino médio como abaixo proposto, incluindo os que ministram nospré-vestibulares, exames da OAB e CRC.
Além disso, é preciso filtrar e organizar por nível de profundidade e avaliações tais cursos de maneira a serem melhores aproveitados, na verdade indispensáveis quando se sabe do conceito Lifelong Learning ou seja de uso permanente.
A proposta MOOC BR, sob a forma de uma venture capital, caso seja usada isoladamente objetiva cobrir tais deficiências, do interesse de suas comunidades e, principalmente, das empresas que não atualizando seus colaboradores de forma permanente não vão conseguir sobreviver.
Mestres Sócios Operadores 200 mil cursos
Na jornada da educação observa-se que os mestres, via de regra, são pouco valorizados pelas suas instituições de ensino. Tal situação pode ser corrigida, criando-se novas ferramentas de inteligência artificial, como é a proposta da plataforma, a exemplo da estratégia MOOC BR, acima descrita, que foca na obtenção de mais receitas para estes players fundamentais.
A plataforma denomina como centros de educação digital o uso estratégico de tecnologias e recursos digitais para facilitar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem até em município sem EAD. Em outras palavras, ela vai muito além de apenas colocar computadores ou tablets em sala de aula. Envolve uma transformação pedagógica e o desenvolvimento de competências essenciais para a era digital como é a Política Nacional de Educação Digital.
A solução está aberta a todos os Polos de EAD que tenham interesse em obter novas receitas, sem conflitar com suas atividades básicas, utilizando qualquer das ferramentas aqui propostas dos Centros de Empreendedorismo, da criação das Universidades Corporativas em Rede, dos Cursos de Idiomas Profissionalizantes, de Iniciação no uso da Inteligência Artificial (ChatGPT & Google Gemini), Banco de Talentos, Cartão de Crédito, da Escola de Call Center com um serviço de Cobrança inteligente, além de outras possibilidades, como do uso de espaços ociosos.
Para captação e retenção de alunos, os Polos EAD poderiam usar as propostas acima indicadas da Valorização dos Alunos com a possibilidade da obtenção de trabalho imediato nas proximidades da suas instalações, gerando renda, fazendo indicações.
Todas as ferramentas propostas, abaixo resumidas, precisam ser customizadas dentro das necessidades de cada comunidade que cerca o Polo EAD, sendo possível se fazer uma Live paga, como uma pré consultoria virtual.
Para entender um complexo dessa natureza, detalhamos algumas de suas conexões e as principais formas de capitalização e divulgação da solução, que torna a apresentação mais longa.
Os investidores com pouco conhecimento na área, precisam conhecer esta ou aquela estratégia, para que possam entender o seu alcance e retorno inerente. Pretende-se abrir o capital da solução no exterior, trazendo um importante ganho para os mestres e interessados fundadores, gerando-se ao mesmo tempo receitas para a manutenção da plataforma.
Associações
Damos destaque as associações, principalmente, as patronais da indústria, comércio e de serviços, pois com o serviço proposto da reabilitação 24x7 dos scores de crédito, suas empresas podem ter nos 75 milhões de inadimplentes, além de consumidores, influencers, divulgadores e vendedores de seus produtos.
A base desta solução de Smart Credit Score é o registro inviolável de dados combinando a inteligência artificial com a de blockchain que, idealmente, deve estar baseada no exterior, pela segurança jurídica que existe no país e, principalmente, pela menor carga tributária. Assim, as associações participando do Sistema Blockchain Compartilhado a ser estruturado, podem ter seu espaço próprio, a custos reduzidos, mesmo que repassando descontos para uso dos associados, podem ter uma margem interessante, sem investimentos.
Além disso podem ter outras receitas com a educação, apriorando seus centros de treinamento / cursos, como por exemplo estruturando uma base comum White Label, para as suas associadas que tiverem interesse em aproveitar os incentivos fiscais, estruturarem sua universidades corporativas. Assim estas poderiam so investir nos cursos específicos para seus colaboradores e comunidades, reduzindo custos.
Outras nichos que são da maior importância que as associações deveriam ter interesse são nos multiproduct marketplaces inteligentes B2C e B2B, alavancando vendas e reduzindo custos na aquisição de insumos formando grupos de compras, estruturar seu White Label neobank e já lançar uma experiência da criptomoeda BR$, como proposto no páginaAssociações.
Apoio aos Vulneráveis
Além da criação de um Sistema de Crédito Inclusivo 24x7, com registros remotos invioláveis, é de importância fundamental a disponibilidade de cursos rápidos, das oportunidades de empregabilidade imediata e do networking de indicações.
Valorização dos Alunos
Oportunidades de Trabalho Imediato
As instituições de ensino, principalmente, as universidades tratam o acadêmico como aluno com uma miopia de marketing profunda. Ele é cliente. Pode fazer indicações usando-se uma estratégia apropriada e, com certeza, precisará de cursos de atualização de maneira permanente, no conceito de Life Long Learning.
Podem obter receitas durante seus estudos com a proposta do Marketplace NossosBairros & Cia.
Pouca ênfase é dada aos cursos de Orientação Vocacional, Marketing Pessoal, Como Conquistar um Emprego, Técnicas de Entrevista, orientações para estruturação do networking profissional um Banco de Talentos em base relacional e um App ProcuraTrabalho.
Centros de Educação Digital
Polos EAD
A plataforma denomina como centros de educação digital o uso estratégico de tecnologias e recursos digitais para facilitar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem até em município sem EAD. Em outras palavras, ela vai muito além de apenas colocar computadores ou tablets em sala de aula. Envolve uma transformação pedagógica e o desenvolvimento de competências essenciais para a era digital como é a Política Nacional de Educação Digital.
A solução está aberta a todos os Polos de EAD que tenham interesse em obter novas receitas, sem conflitar com suas atividades básicas, utilizando qualquer das ferramentas aqui propostas dos Centros de Empreendedorismo, da criação das Universidades Corporativas em Rede, dos Cursos de Idiomas Profissionalizantes, de Iniciação no uso da Inteligência Artificial (ChatGPT & Google Gemini), Banco de Talentos, Cartão de Crédito, da Escola de Call Center com um serviço de Cobrança inteligente, além de outras possibilidades, como do uso de espaços ociosos.
Para captação e retenção de alunos, os Polos EAD poderiam usar as propostas acima indicadas da Valorização dos Alunos com a possibilidade da obtenção de trabalho imediato nas proximidades da suas instalações, gerando renda, fazendo indicações.
Todas as ferramentas propostas, abaixo resumidas, precisam ser customizadas dentro das necessidades de cada comunidade que cerca o Polo EAD, sendo possível se fazer uma Live paga, como uma pré consultoria virtual.
Falta de apoio no Ensino Complementar
Oportunidade criação MOOC BR
Piorando a situação já delicada do ensino, no país praticamente não existem plataformas complementares para a educação, os conhecidos Massive Open Online Courses (MOOC), como são os mais de 350.000 cursos, a maior parte gratuitos, das melhores universidades do mundo disponibilizados no Coursera, edX, FutureLearn, Veduca, Udacity, Khan Academy, IBM, Saylor Academy, Google Digital Garage, Youtube, além do TED e outros.
A reduzida oferta de cursos on line, gratuitos, no país, um lado limita o aprendizado para o educando e, de outro abre várias oportunidades para os professores ou especialistas interessados em estruturar cursos, assim como a obtenção de receitas pelos provedores, que no país têm com poucas alternativas de divulgação de cursos.
Para tanto é preciso formar redes de professores por assunto tanto das universidades como nas escolas de ensino médio como abaixo proposto, incluindo os que ministram nospré-vestibulares, exames da OAB e CRC.
Além disso, é preciso filtrar e organizar por nível de profundidade e avaliações tais cursos de maneira a serem melhores aproveitados, na verdade indispensáveis quando se sabe do conceito Lifelong Learning ou seja de uso permanente.
A proposta MOOC BR, sob a forma de uma venture capital, caso seja usada isoladamente objetiva cobrir tais deficiências, do interesse de suas comunidades e, principalmente, das empresas que não atualizando seus colaboradores de forma permanente não vão conseguir sobreviver.
A importância dos Professores
Sócios Operadores
Na jornada da educação observa-se que os mestres, via de regra, são pouco valorizados pelas suas instituições de ensino. Tal situação pode ser corrigida, criando-se novas ferramentas de inteligência artificial, como é a proposta da plataforma, a exemplo da estratégia MOOC BR, acima descrita, que foca na obtenção de mais receitas para estes players fundamentais.
Tal estratégia é perfeitamente possível começando pela estruturação de um ecossistema do ensino, apoiando os stakeholders, os professores, colaboradores, interessados inclusive alunos a obterem mais rendimentos como o aqui proposto, estes sendo os sócios operadores, com seus próprios cursos, faculdades EAD e até uma universidade, fora do regulatório MEC, com um alcance internacional.
Globalização
Graduate in Brasil
Idiomas Profissionalizantes
UniCursosRápidos
Como a globalização é inexorável, deve-se desenvolver uma estratégia para aproveitar tal impulso na educação, principalmente da América Latina. Afinal o país tinha o registro de estudantes estrangeiros, apenas 19.935 (INEP 2023) enquanto no Japão, com uma língua muito mais difícil, haviam em 2024 perto de 336.708 (Study in Japan).
Na mesma linha de raciocínio os EUA com uma população de 335 milhões de habitantes têm cerca de 3.700 universidades com 18,9 milhões de alunos sendo 1,06 milhões estrangeiros, mesmo com custos até 10 vezes mais caros do que no Brasil.
Aqui tínhamos em 2022, cerca de 2.595 universidades com cerca de 44 mil cursos de graduação, sendo 88% privadas, com 9,4 milhões de matrículas e 5,5 milhões de vagas não preenchidas, como se vê no Censo Escolar da ABMES.
Em outras palavras: Por que as universidades tradicionais e escolas do ensino médio pouco aproveitam o enorme potencial de atrair alunos presenciais de outros países, oferecendo descontos, bolsas e crédito inclusivo, desenvolvendo uma estratégia específica com o apoio dos próprios mestres, como é a proposta desta solução?
Graduate in Brazil
Existem vários websites para captar alunos / intercambistas no estrangeiro com o nome study in brazil, que não captam interessados diretos para as universidades / escolas do ensino média, pois oferecendo links diretos para as instituições de ensino. Parecem mais interessados em atuar como agências de viagem com poucos investimento no Tráfego Pago atraindo interessados.
De outro lado os websites das instituições de ensino interessadas, deveriam ter suas versões pelo menos em inglês e espanhol, começando com as âncoras de cursos gratuitos principalmente de português para estrangeiros como é a proposição MOOC BR.
A proposta neste caso é dos professores interessados se manifestarem de várias formas: i) Participando da estruturaçãoda solução como sócios operadores ou investidores; ii) Trazendo sua instituição para aderir ao projeto; iii) Assumindo a gestão da sua área de especialização; iv) Identificando possibilidades de trabalho para o aluno estrangeiro; v) Produzindo de Perguntas e Respostas rápidas, para divulgação nas redes sociais; vi) Fazendo a Coordenação e Controle do Tráfego Pago com seu Dashboard para entender onde deve se reforçar a captura de alunos, e vii) Administrar Bolsa de Estudo / Cartão de Crédito Pré-Pago.
Integrado a estratégia de atrair alunos do exterior, com cursos de português gratuito, começando pelo básico deve estar a oferta dos cursos de idiomas.
Centro de Idiomas Profissionalizante
Esta estratégia de usar os MOOCs para aprender idiomas profissionalizantes representa, para o aluno uma grande vantagem, pois ao mesmo tempo que aprendem a língua estrangeira de seu interesse em cursos dados por grandes mestres como é o caso do ministrado por prêmio Nobel acima mencionada na área de finanças.
Como se sabe, o objetivo principal da plataforma é de auxiliar a comunidade dos vulneráveis com cursos rápidos e gratuitos, lastreados em registros invioláveis do Smart Credit Score 24x7. com uma base no exterior. Aproveitando tal estrutura é possível criar-se uma alternativa de cursos online, com sua matriz no exterior, daí a proposta Uni Cursos Rapidos abrindo-se novos canais.
EAD. Sabe-se de ofertas na base dos R$ 2 milhões, instaladas em imóveis alugados, valores obtidos antes do último . os professores podem se tornar acionistas e / ou sócios operadores, com baixo investimento, é na sua primeira fase divulgar:
iv) Atração de talentos, principalmente de professores do exterior; v) Ser a base no exterior de todos as proposições abaixo, principalmente, da solução Universidades Corporativas em Rede, informada a seguir.
Na sequência a proposta é investir em uma plataforma de cursos EAD, ancorada no exterior como alternativa do regulatório MEC e pesados impostos do país. Além disso é possível se investir em faculdades EAD. Sabe-se de ofertas na base dos R$ 2 milhões, instaladas em imóveis alugados, valores obtidos antes do último Decreto Lei 12.456 / 2025, que tornou a viabilidade de muitas instituições mais difícil.
Assim seria possível projetar-se que o investimento em 26 Estados, poderia ser ao redor de R$ 52 milhões para formação de uma universidade EAD eventualmente com sede no exterior como já explicado acima.
MIT -USA
Martin Trust Center for Entrepreneurship
O modelo mais importante que se conhece no mundo ocidental é a experiência do Martin Trust Center for Entrepreneurship do Massachusetts Institute of Technology nos EUA que no seu relatório de 2016 informa o do seu esforço na área que resultou, em uma Receita Bruta de US$ 1,9 trilhões (!) na sua história, daestruturação de 33.200 startups com a criação de 4,6 milhões de oportunidades de trabalhos, equivalente a 10ª Economia do Mundo.
Quase todas as universidades têm receitas provenientes das atividades extra acadêmicas com inovações e empreendedorismo no mundo, onde se destacam as norte-americanas e algumas da América Latina como pode ser visto na imagem a seguir, muitas delas conectadas em redes com é o caso da Argentina com 15 universidades interconectadas.
O Empreendedorismo no Ensino Médio
O programa BUILD é uma organização nos Estados Unidos que capacita estudantes do ensino médio, especialmente de comunidades com menos recursos, por meio do empreendedorismo.Atualmente, ele atua em diversas regiões, incluindo Boston, Nova York, Área da Baía de São Francisco e Washington, D.C.
Nesse caso a proposta da solução é criar um Centro de Empreendedorismo inclusive dentro da empresa e, principalmente, nas associações patronais, que podem ser autônomos, não precisando estarem subordinadas as instituições de ensino.
Universidades Corporativas em Rede
Redução de custos
ESG
Estratégia para captação de talentos
No país existem cerca de 1,2 milhões de empresas com mais de 10 funcionários no país (Econodata), enquanto estima-se a existência de menos de 100 mil universidades corporativas. Trata de uma importante estratégia para captar talentos treinados e ainda reduzir custos de treinamento.
Estes ainda podem ser descontados do Imposto de Renda, quando se usa sua própria OSCIP / Lei do Bem , exatamente o que propõe esta solução, abrindo cursos gratuitos, auxiliando os vulneráveis.A empresa tendo sua proposta de ESG, fica mais atraente para seu consumidor e investidores.
Indo mais além, poderiam ser estruturadas 2 formas de plataformas de ensino corporativo, a genérica comum a todas e a específica para a empresa, onde os professores especialistas poderiam ter uma participação especial.
Essa plataforma tem uma das soluções ESG mais avançadas do mercado e de baixo investimento, fazendo-se estes compartilhados, com empresas interessadas.
Começando pela produção da Energia Solar aproveitado a necessidade da substituição de energia elétrica pela solar a ser feito em granjas que criam frangos. O país tem mais 30 mil aviários a grande maioria que tem uma despesa significativa para aquecer os ambientes de produção. Além disso, muitas têm espaço suficiente para a instalação novas usinas solares, podendo gerar créditos ou novas receitas.tidas dobradas.
Os mestres e colaboradores reunidos em grupos ou redes podem ter uma força maior do que as próprias universidades ou escolas do ensino médio, já que se estima a existência de cerca de 2,7 milhões de profissionais, com musculatura suficiente para terem suas próprias instituições de ensino, com planos de Seguro de Saúde e Previdência Privada próprios, como forma de contornar o problema da difícil situação do INSS e SUS.
Com o uso da tecnologia, podem aproveitar as oportunidades existentes, principalmente, da compra de escolas EAD, com uma estratégia de investimento compartilhado, obtendo receitas que não provenientes de matrícula.
São mais de 2.000 cursos gratuitos on line de afamadas universidades do exterior que podem ser usados para a capacitação convencional, sem certificação destas instituições e que denrtro da condição Creative Commons (CC) não podem ser comercializados.
No caso desta estratégia de uma rede para os interessados na América Latina tais cursos são o melhor conteúdo para os interessados em cursos de especialização, até melhores do que ministrados aqui nos cursos de MBA, dentro da modalidade de idiomas profissionalizantes, onde aluno tem 2 vantagens: do conhecimento ensinado no exterior e do idioma.
Tais cursos analisados pelos mestres locais, podem ser atualizados, ganhando uma grande vantagem em relação aos nacionais, podendo a partir deste ponto serem comercializados com autorização dos autores.
Perguntas & Respostas
Chatbot
Pode parecer estranho, mas uma rede de professores poderia ter um acervo de mais de 100.000 Perguntas & Respostas organizada, para cada área, das questões dadas em provas, que poderiam ser usadas em Tráfego Pago e como Chatbots, criando-se visibilidade e valor para os mestres.
O exemplo mais importante é o da OAB dos EUA, da ABA Free Legal Answers, com mais de 300 mil respostas!
As perguntas e respostas podem ser usadas como Chatbot, como é o exemplo do avatar usando um serviço gratuito TTS, que serve como modelo não só de aula, mas para ser usado em cartórios, escritórios de advocacia, ou qualquer ambiente de trabalho ou marketplace, com que se entende o alcance da proposição e uso por uma quantidade infinita de interessados.
Teste de uma aula com chatbot usando um avatar (Ana) - Text To Speach
Flávio Motta
Chatbot TTS Avatar para Faculdades
Exames OAB e Escritórios de Advogados
Flávio Motta
A ressalva importante que aqui deve ser feita é que como a faculdade está remunerando o professor, entende-se que os Direitos Autorais a ela pertencem. Assim o mestre tem que produzir seu próprio conteúdo, fazendo parcerias com os demais de sua área, principalmente, trocando conteúdos, daí a importância da estratégia Professores em Rede.
Student Credit Card
Poupança Educação X Bolsas de Estudo
Previdência Privada X Seguro Saúde
Education Neobank
Nos EUA existe uma alternativa de aplicação financeira chamada de Poupança Educação quando os pais ou parentes de uma criança fazem o investimento. Tal aplicação pode lastrear tanto o cartão de crédito como as bolsas de estudo, significando spreads interessantes, principalmente, se forem em uma fintech ou neobank, quando se dispensa a intermediação de bancos.
Finalmente, face as dificuldades conhecidas da despesas em excesso do governo há que se preocupar com o INSS e o SUS. Afinal estima-se que trabalham na educação cerca de 2, 7 milhões de colaboradores e professores, situação que pode ser equacionada com a Previdência Privada se Seguro Saúde a ser estruturada pelo Education Neobank, onde todos podem ser acionistas, deixando um importante legado para suas famílias.
Assim seria possível projetar-se que o investimento em 26 Estados, poderia ser ao redor de R$ 52 milhões para formação de uma universidade EAD eventualmente com sede no exterior como já explicado acima.
Valor da cota para fundadores R$ 1.000,00 parceladas em 10 vezes de R$ 100,00 sem juros, sendo necessário a indicação de outros 10 mestres que igualmente invistam na startup. Para os investidores R$ 5.000,00 nas mesmas condições.
A proposta básica é que cada professor, colaborador, especialista ou influencer interessado, na qualidade de fundador invista na estruturação da plataforma mãe Ecossistema BR de Ensino em cotas de R$ . Para os investidores R$ 5.000,00 nas mesmas condições.
previedencia
Depois de implantada a plataforma, o valor da cota será de R$ 10.000,00 para o primeiro grupo e R$ 20.000,00 para os investidores.
Cada um dos serviços propostos, principalmene, mooc univ corp study centro emp,polo rede de prof terá uma taxa de adesão e mensalidades específicas em função do seu objetivo.
Assim seria possível projetar-se que o investimento em 26 Estados, poderia ser ao redor de R$ 52 milhões para formação de uma universidade EAD eventualmente com sede no exterior como já explicado acima.
A este valor deve ser agregado o investimento de R$ 48 milhões para desenvolvimento nas outras ferramentas, inclusive no sistema financeiro.
Caso o retorno anual fosse de apenas R$ 500,00 / ano significaria um retorno de mais de 50% aa, muito superior ao rendimento da poupança atual, o que confirma o potencial da solução.
No caso de investimentos de uma pessoa física a sucessão sempre precisa ser equacionada para não ter-se problemas. De um lado, sabe-se que os impostos são relativamente pesados na hora da transmissão e, de outro que na gestão do patrimônio familiar muitas vezes não há consenso entre os herdeiros. Existe uma solução jurídica que facilita o recebimento efetivo de rendimentos que se chama Holding Familiar.
Como muitos interessados podem não ter a experiência necessária ou não ter tempo para desenvolver os contatos a plataforma vai oferecer o serviço de um Escritório Remoto para desempenhar estes serviços inclusive colocando a disposição dos interessados, mini cursos.
Convite
Todos interessados colaboradores da área de ensino, sejam professores ou funcionários de uma instituição, profissionais de direito, administração, pedagogia e demais classes estão convidados a participar como sócios operadores, obtendo ganhos permanentes com sua própria escola em um formato diferenciado.
Neste caso o mestre é sócio e não um funcionário que pode ser demitido seja por redução de custos ou outra forma como aposentadoria. Assim, todos além do rendimento, estruturam um legado que o ensino tradicional não oferece, assim como não tem um plano de Previdência Privada e Seguro Saúde para seu corpo docente.
O ensino atual no país pouco atende os vulneráveis. Tem fraca conexão com empresas e carece de incentivo para uso da tecnologia. É preciso quebrar paradigmas e inovar! O que existe no exterior que possa ser usado aqui?
São 75 milhões de negativados demandando cursos rápidos e gratuitos, voltados para o trabalho imediato, além de crédito inclusivo. Tem 7,2 milhões de empresas em dificuldades que precisam de apoio para recuperação.
Valorizando os mestres a solução propõe-se a{re}pensar a educação criando o Ecossistema BR de Ensino, estes tornando-se sócios-operadores, com participações no sistema financeiro e previdência privada. Assim, ganham um legado com renda permanente e ajudam a inclusão social dos necessitados com cursos rápidos.
Ecossistema BR de Ensino
No caso dos inadimplentes p. fisica, o esforço isolado na recuperação de um histórico de crédito, pode não ser suficiente para esta importante ação. Exigem a participação de várias assessorias, como pode se ver no cabeçalho desta página, tornando o feito mais oneroso e demorado, quando isoladas.
Daí a importância de se reunir em um único local os serviços necessários integrados, em um ecossistema, incluindo os cursos rápidos e gratuitos com participação de todos os stakeholders, os professores, colaboradores, alunos, provedores e investidores, de todas as formas e níveis, inclusive com seu sistema financeiro de crédito inclusivo próprio, com seus correspondentes bancários.
Organograma
Para entender um complexo dessa natureza, detalhamos algumas de suas conexões, com suas principais formas de monetização e divulgação da solução, que torna a apresentação mais longa, de 15 minutos de leitura, com o índice dos assuntos pertinentes, logo apósa o organograma.
Os investidores com pouco conhecimento na área, precisam entender esta ou aquela estratégia, podendo enxergar seu alcance e retorno inerente. Pretende-se abrir o capital da solução no exterior, trazendo um importante ganho para os mestres e interessados fundadores, gerando-se ao mesmo tempo receitas para a manutenção da plataforma.
Índice
1) Associações
2) Apoio aos Vulneráveis
3) Cursos Rápidos & Oportunidades de Trabalho
4) Oportunidade criação MOOC BR
5) Empreendedorismo - MIT - No Ensino Médio - Jurídico -
6) Universidades Corporativas em Rede
7) Globalização do Ensino, Graduate in Brasil, Idiomas Profissionalizantes e UniCursosRapidos
8) A Valorização do Professores Formando Redes
9) Polos EAD e Centros de Educação Digital
10) Garantia de aprovação nos Exames OAB e Vestibular
11) Education Neobank
12) Investimentos x Retorno
13) Abertura de Capital no Exterior
14) Convite
1) Associações
Damos destaque as associações, principalmente, as patronais da indústria, comércio e de serviços, pois com o serviço proposto da reabilitação 24x7 dos Scores de Crédito atualizados de forma permanente, suas empresas podem ter nos 75 milhões de inadimplentes, além de consumidores, influencers, divulgadores e vendedores de seus produtos.
A base desta solução de Smart Credit Score é o registro inviolável de dados blockchain combinada com a inteligência artificial que deve estar baseada no exterior, pela falta de Segurança Jurídica que existe no país e, principalmente, pela menor carga tributária.
Assim, as associações participando do Sistema Blockchain Compartilhado a ser estruturado, podem ter seu espaço próprio, a custos reduzidos, que repassando descontos para uso dos associados, podem ter uma margem interessante, sem investimentos.
Além disso podem ter outras receitas com a educação, aprimorando seus centros de treinamento / cursos, como por exemplo estruturando uma base comum White Label, para as suas associadas que tiverem interesse em aproveitar os incentivos fiscais, estruturarem sua universidades corporativas. Assim estas poderiam somente investir nos cursos específicos para seus colaboradores e comunidades, reduzindo custos.
Outros nichos que são da maior importância que as associações deveriam ter interesse são nos multiproduct marketplaces inteligentes B2C e B2B, alavancando vendas e reduzindo custos na aquisição de insumos formando grupos de compras, estruturar seu White Label neobank e já lançar uma experiência da criptomoeda BR$, como proposto no página Associações.
2) Apoio aos Vulneráveis
Além da criação de um Sistema de Crédito Inclusivo 24x7, é de importância fundamental a disponibilidade de cursos rápidos conectados com as oportunidades de empregabilidade imediata e do networking de indicações.
3) Valorização dos Alunos
As instituições de ensino, principalmente, as universidades tratam o acadêmico como aluno com uma miopia de marketing profunda. Ele é cliente. Pode fazer indicações usando-se uma estratégia apropriada e, com certeza, precisará de cursos de atualização de maneira permanente, no conceito de Life Long Learning.
Daí a importância dos Cursos Rápidos Gratuitos e Oportunidades de Trabalho Imediato. Os alunos-clientes podem obter suas próprias receitas durante seus estudos com a proposta do Marketplace NossosBairros & Cia e outros serviços como de participação do Portal da Venda de celulares a preço de custo, além de outras possibilidades.
Os alunos-clientes, obtendo uma oportunidade de trabalho, nesta fase da vida sempre, voltarão ao website da instituição para as atualizações. Ganhando uma camiseta com a marca da escola, ou um e-book ou descontos para os cursos sequenciais, sempre farão indicações.
No ensino médio assim como nas universidades pouca ênfase é dada aos cursos de Orientação Vocacional, Marketing Pessoal, Como Conquistar um Emprego, Técnicas de Entrevista, orientações para estruturação do networking profissional um Banco de Talentos em base relacional e um App ProcuraTrabalho.
O aluno deve estar capacitado para elaborar sua própria home page em dispositivos gratuitos, tendo noções de HTML, com seu video curriculo, arquivo de suas notas, trabalhos produzidos e TCCs.
4) Oportunidade criação MOOC BR
Piorando a situação já delicada do ensino, no país praticamente não existem plataformas complementares para a educação, os conhecidos Massive Open Online Courses (MOOC), como são os mais de 350.000 cursos, a maior parte gratuitos, das melhores universidades do mundo disponibilizados no Coursera, edX, FutureLearn, Veduca, Udacity, Khan Academy, IBM, Saylor Academy, Google Digital Garage, Youtube, além do TED e outros.
A reduzida oferta de cursos on line, gratuitos, no país, um lado limita o aprendizado para o educando e, de outro abre várias oportunidades para os professores ou especialistas interessados em estruturar cursos, assim como a obtenção de receitas pelos provedores, que no país têm com poucas alternativas de divulgação de cursos.
Para tanto é preciso formar redes de professores por assunto tanto das universidades como nas escolas de ensino médio como abaixo proposto, incluindo os que ministram nos pré-vestibulares, exames da OAB e CRC.
Além disso, é preciso filtrar e organizar por nível de profundidade e avaliações tais cursos de maneira a serem melhores aproveitados, na verdade indispensáveis quando se sabe do conceito Lifelong Learning ou seja de uso permanente.
A proposta MOOC BR, sob a forma de uma venture capital, caso seja usada isoladamente objetiva cobrir tais deficiências, do interesse de suas comunidades e, principalmente, das empresas que não atualizando seus colaboradores de forma permanente não vão conseguir sobreviver.
5) Empreendedorismo
5.a) Martin Trust Center for Entrepreneurship
O modelo mais importante que se conhece no mundo ocidental é a experiência do Martin Trust Center for Entrepreneurship do Massachusetts Institute of Technology nos EUA que no seu relatório de 2016 informa o do seu esforço na área que resultou, em uma Receita Bruta de US$ 1,9 trilhões (!) na sua história, daestruturação de 33.200 startups com a criação de 4,6 milhões de oportunidades de trabalhos, equivalente a 10ª Economia do Mundo.
Quase todas as universidades têm receitas provenientes das atividades extra acadêmicas com inovações e empreendedorismo no mundo, onde se destacam as norte-americanas e algumas da América Latina como pode ser visto na imagem a seguir, muitas delas conectadas em redes com é o caso da Argentina com 15 universidades interconectadas.
5.c) O Empreendedorismo no Ensino Médio
O programa BUILD é uma organização nos Estados Unidos que capacita estudantes do ensino médio, especialmente de comunidades com menos recursos, por meio do empreendedorismo.Atualmente, ele atua em diversas regiões, incluindo Boston, Nova York, Área da Baía de São Francisco e Washington, D.C.
Nesse caso a proposta da solução é implantar Centros de Empreendedorismos inclusive dentro da empresa e, principalmente. Estes criados nas associações patronais, podem ser autônomos, não precisando estarem subordinadas as instituições de ensino.
6) Universidades Corporativas em Rede
As vitais redução de custos, estratégias para captação e retenção de talentos e, principalmente, a necessária e contínua aprimoramento da capacitação dos colaboradores de uma empresa e de sua cadeia produtiva, podem ser feitas com as universidades corporativas com muitas vantagens.
Estes ainda podem ser descontados do Imposto de Renda, quando se usa sua própria OSCIP / Lei do Bem , exatamente o que propõe esta solução, abrindo cursos gratuitos, auxiliando os vulneráveis.A empresa tendo sua proposta de ESG, fica mais atraente para seu consumidor e investidores.
No país existem cerca de 1,2 milhões de empresas com mais de 10 funcionários no país (Econodata), enquanto estima-se a existência de menos de 100 mil universidades corporativas. Trata de uma importante estratégia para captar talentos treinados e ainda reduzir custos de treinamento.
Indo mais além, poderiam ser estruturadas 2 formas de plataformas de ensino corporativo, a genérica comum a todas e a específica para a empresa, onde os professores especialistas poderiam ter uma participação especial.
Essa plataforma tem uma das soluções ESG mais avançadas do mercado e de baixo investimento, fazendo-se estes compartilhados, com empresas interessadas.
Começando pela produção da Energia Solar aproveitado a necessidade da substituição de energia elétrica pela solar a ser feito em granjas que criam frangos. O país tem mais 30 mil aviários a grande maioria que tem uma despesa significativa para aquecer os ambientes de produção. Além disso, muitas têm espaço suficiente para a instalação novas usinas solares, podendo gerar créditos ou novas receitas.tidas dobradas.
Como a globalização é inexorável, deve-se desenvolver uma estratégia para aproveitar tal impulso na educação, principalmente da América Latina. Afinal o país tinha o registro de estudantes estrangeiros, apenas 19.935 (INEP 2023) enquanto no Japão, com uma língua muito mais difícil, haviam em 2024 perto de 336.708 (Study in Japan).
Na mesma linha de raciocínio os EUA com uma população de 335 milhões de habitantes têm cerca de 3.700 universidades com 18,9 milhões de alunos sendo 1,06 milhões estrangeiros, mesmo com custos até 10 vezes mais caros do que no Brasil.
Aqui tínhamos em 2022, cerca de 2.595 universidades com cerca de 44 mil cursos de graduação, sendo 88% privadas, com 9,4 milhões de matrículas e 5,5 milhões de vagas não preenchidas, como se vê no Censo Escolar da ABMES.
Em outras palavras: Por que as universidades tradicionais e escolas do ensino médio pouco aproveitam o enorme potencial de atrair alunos presenciais de outros países, oferecendo descontos, bolsas e crédito inclusivo, desenvolvendo uma estratégia específica com o apoio dos próprios mestres, como é a proposta desta solução?
7.a) Graduate in Brazil
Existem vários websites para captar alunos / intercambistas no estrangeiro com o nome study in brazil, que não captam interessados diretos para as universidades / escolas do ensino média, pois oferecendo links diretos para as instituições de ensino. Parecem mais interessados em atuar como agências de viagem com poucos investimento no Tráfego Pago atraindo interessados.
De outro lado os websites das instituições de ensino interessadas, deveriam ter suas versões pelo menos em inglês e espanhol, começando com as âncoras de cursos gratuitos principalmente de português para estrangeiros como é a proposição MOOC BR.
A proposta neste caso é dos professores interessados se manifestarem de várias formas: i) Participando da estruturaçãoda solução como sócios operadores ou investidores; ii) Trazendo sua instituição para aderir ao projeto; iii) Assumindo a gestão da sua área de especialização; iv) Identificando possibilidades de trabalho para o aluno estrangeiro; v) Produzindo de Perguntas e Respostas rápidas, para divulgação nas redes sociais; vi) Fazendo a Coordenação e Controle do Tráfego Pago com seu Dashboard para entender onde deve se reforçar a captura de alunos, e vii) Administrar Bolsa de Estudo / Cartão de Crédito Pré-Pago.
Integrado a estratégia de atrair alunos do exterior, com cursos de português gratuito, começando pelo básico deve estar a oferta dos cursos de idiomas.
7.b) Centro de Idiomas Profissionalizantes
A estratégia de usar os MOOCs para aprender idiomas profissionalizantes representa, para o aluno uma grande vantagem. Adquirem ao mesmo tempo os conhecimentos básicos e aprendem a língua estrangeira de seu interesse em cursos dados por grandes mestres como é o caso do ministrado por um prêmio Nobel acima mencionado na área de finanças.
7.c) UniCursosRapidos
xxx Fechando a estratégia da globalização a proposta da UniCursosRapidos é ter sua matriz nos EUA, por vários motivos, sendo o principal, de ter uma alternativa de cursos online
online no exterior, principalmente, na América Latina para interessados nesta modalidade de cursos sem certificações para uso acadêmicos, mas com o fornecimento do histórico do aproveitamento e nota final, para serem inseridas na sua home page pessoal, registradas em blockchain. sem o regulatorio das autoriadades no país
Desta forma os negativados interessados podem de certa forma
A troca de experiências e conteúdos entre os mestres, como sugerido abaixo, reduz substancialmente os custos usando-se os chatbots, que podem ou não fazer parte do portfólio dos cursos MOOC BR.
Nos cursos rápidos gratuitos propostos os alunos ao invés de receberem certificados ou equivalentes, tem que fazer as provas de avaliações a cada módulo, com notas mínimas, ficando estas gravadas no sua home page do seu curriculum virtual hospedada no sistema blockchain. Sugere-se ainda ao aluno fazer mini TCCs confirmando seu aprendizado.
Para o mercado de trabalho o que mais importa seria o certificado, como é a tradição atual ou as notas obtidas com suas gravações?
Com tais inovações percebe-se que a fórmula da capacitação EAD tradicional est
Na sequência a proposta é investir em uma plataforma de cursos EAD, ancorada no exterior como alternativa dos regulatório sesadoxxxxs impostos do país.
Além disso é possível se investir em faculdades EAD. Sabe-se de ofertas na base dos R$ 2 milhões, instaladas em imóveis alugados, valores obtidos antes do último do decreto acima mencionado;
Assim seria possível projetar-se que o investimento em 26 Estados, poderia ser ao redor de R$ 52 milhões para formação de uma universidade EAD eventualmente com sede no exterior como já explicado acima, representando um investimento de R$ 1.000,00 mestre ou interessado, caso se tivesse uma adesão de 100.000.
8) Valorização dos Professores formado Redes
Na jornada da educação observa-se que os mestres, via de regra, são pouco valorizados pelas suas instituições de ensino. Tal situação pode ser corrigida, criando-se novas ferramentas de inteligência artificial, como é a proposta da plataforma, a exemplo da estratégia MOOC BR, acima indicada, que foca na obtenção de mais receitas para estes players fundamentais.
Os professores, colaboradoresinteressados, inclusive, alunos sendo pró ativos aproveitando as ferramentas abaixo podem obter mais rendimentos como o aqui proposto, estes tornando-se os sócios operadores, com seus próprios cursos, com um alcance internacional.
8.a) Venda Material
kljlkj
8.b) Venda Lopo MArca
ljhgjh
8.c) Professores em Rede
Os mestres e colaboradores reunidos em grupos ou redes podem ter uma força maior do que as próprias universidades ou escolas do ensino médio, já que se estima a existência de cerca de 2,7 milhões de profissionais, com musculatura suficiente para terem suas próprias instituições de ensino, com planos de Seguro de Saúde e Previdência Privada próprios, como forma de contornar o problema da difícil situação do INSS e SUS.
Com o uso da tecnologia, podem aproveitar as oportunidades existentes, principalmente, da compra de escolas EAD, com uma estratégia de investimento compartilhado, obtendo receitas que não provenientes de matrícula.
São mais de 2.000 cursos gratuitos on line de afamadas universidades do exterior que podem ser usados para a capacitação convencional, sem certificação destas instituições e que dentro da condição Creative Commons (CC) não podem ser comercializados.
No caso desta estratégia de uma rede para os interessados na América Latina tais cursos são o melhor conteúdo para os interessados em cursos de especialização, até melhores do que ministrados aqui nos cursos de MBA, dentro da modalidade de idiomas profissionalizantes, onde aluno tem 2 vantagens: do conhecimento ensinado no exterior e do idioma.
Tais cursos analizados pelos mestres locais, podem ser atualizados, ganhando uma grande vantagem em relação aos nacionais, podendo a partir deste ponto serem comercializados com autorização dos autores.
8 d) Perguntas & Respostas
Pode parecer estranho, mas uma rede de professores poderia ter um acervo de mais de 100.000 Perguntas & Respostas organizada, para cada área, das questões dadas em provas, que poderiam ser usadas em Tráfego Pago e como Chatbots, criando-se visibilidade e valor para os mestres.
O exemplo mais importante é o da OAB dos EUA, da ABA Free Legal Answers, com mais de 300 mil respostas!
As perguntas e respostas podem ser usadas como Chatbot, como é o exemplo do avatar usando um serviço gratuito TTS, que serve como modelo não só de aula, mas para ser usado em cartórios, escritórios de advocacia, ou qualquer ambiente de trabalho ou marketplace, com que se entende o alcance da proposição e uso por uma quantidade infinita de interessados.
Teste de uma aula com chatbot usando um avatar (Ana) - Text To Speach
Flávio Motta
Chatbot TTS Avatar para Faculdades
Exames OAB e Escritórios de Advogados
Flávio Motta
8 f) e-books e prompots
vxcv
A ressalva importante que aqui deve ser feita é que como a faculdade está remunerando o professor, entende-se que os Direitos Autorais a ela pertencem. Assim o mestre tem que produzir seu próprio conteúdo, fazendo parcerias com os demais de sua área, principalmente, trocando conteúdos, daí a importância da estratégia Professores em Rede.
9) Polos EAD
A plataforma denomina como centros de educação digital o uso estratégico de tecnologias e recursos digitais para facilitar e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem até em município sem EAD. Em outras palavras, ela vai muito além de apenas colocar computadores ou tablets em sala de aula. Envolve uma transformação pedagógica e o desenvolvimento de competências essenciais para a era digital como é a Política Nacional de Educação Digital.
A solução está aberta a todos os Polos de EAD que tenham interesse em obter novas receitas, sem conflitar com suas atividades básicas, utilizando qualquer das ferramentas aqui propostas dos Centros de Empreendedorismo, da criação das Universidades Corporativas em Rede, dos Cursos de Idiomas Profissionalizantes, de Iniciação no uso da Inteligência Artificial (ChatGPT & Google Gemini), Banco de Talentos, Cartão de Crédito, da Escola de Call Center com um serviço de Cobrança inteligente, além de outras possibilidades, que podem usar espaços ociosos.
Para captação e retenção de alunos, os Polos EAD poderiam usar as propostas acima indicadas da Valorização dos Alunos com a possibilidade da obtenção de trabalho imediato nas proximidades da suas instalações, gerando renda, fazendo indicações.
Clusters e marketing cooperado geolocalizao
trafego pago pergutnas e respostas
chatbot
Todas as ferramentas propostas, abaixo resumidas, precisam ser customizadas dentro das necessidades de cada comunidade que cerca o Polo EAD, sendo possível se fazer uma Live Paga, como uma pré consultoria virtual.
10) Garantia de aprovação nos Exames OAB - Vestibular - Concursos
~çlk~ç jghljghl
11 ) Education Neobank
Student Credit Card
Poupança Educação X Bolsas de Estudo
Previdência Privada X Seguro Saúde
Nos EUA existe uma alternativa de aplicação financeira chamada de Poupança Educação quando os pais ou parentes de uma criança fazem o investimento. Tal aplicação pode lastrear tanto o cartão de crédito como as bolsas de estudo, significando spreads interessantes, principalmente, se forem em uma fintech ou neobank, quando se dispensa a intermediação de bancos.
Finalmente, face as dificuldades conhecidas da despesas em excesso do governo há que se preocupar com o INSS e o SUS. Afinal estima-se que trabalham na educação cerca de 2, 7 milhões de colaboradores e professores, situação que pode ser equacionada com a Previdência Privada se Seguro Saúde a ser estruturada pelo Education Neobank, onde todos podem ser acionistas, deixando um importante legado para suas famílias.
Assim seria possível projetar-se que o investimento em 26 Estados, poderia ser ao redor de R$ 52 milhões para formação de uma universidade EAD eventualmente com sede no exterior como já explicado acima.
Valor da cota para fundadores R$ 1.000,00 parceladas em 10 vezes de R$ 100,00 sem juros, sendo necessário a indicação de outros 10 mestres que igualmente invistam na startup. Para os investidores R$ 5.000,00 nas mesmas condições.
A proposta básica é que cada professor, colaborador, especialista ou influencer interessado, na qualidade de fundador invista na estruturação da plataforma mãe Ecossistema BR de Ensino em cotas de R$ . Para os investidores R$ 5.000,00 nas mesmas condições.
Depois de implantada a plataforma, o valor da cota será de R$ 10.000,00 para o primeiro grupo e R$ 20.000,00 para os investidores.
Cada um dos serviços propostos, principalmene, mooc univ corp study centro emp,polo rede de prof terá uma taxa de adesão e mensalidades específicas em função do seu objetivo.
Assim seria possível projetar-se que o investimento em 26 Estados, poderia ser ao redor de R$ 52 milhões para formação de uma universidade EAD eventualmente com sede no exterior como já explicado acima.
A este valor deve ser agregado o investimento de R$ 48 milhões para desenvolvimento nas outras ferramentas, inclusive no sistema financeiro.
Caso o retorno anual fosse de apenas R$ 500,00 / ano significaria um retorno de mais de 50% aa, muito superior ao rendimento da poupança atual, o que confirma o potencial da solução.
No caso de investimentos de uma pessoa física a sucessão sempre precisa ser equacionada para não ter-se problemas. De um lado, sabe-se que os impostos são relativamente pesados na hora da transmissão e, de outro que na gestão do patrimônio familiar muitas vezes não há consenso entre os herdeiros. Existe uma solução jurídica que facilita o recebimento efetivo de rendimentos que se chama Holding Familiar.
Como muitos interessados podem não ter a experiência necessária ou não ter tempo para desenvolver os contatos a plataforma vai oferecer o serviço de um Escritório Remoto para desempenhar estes serviços inclusive colocando a disposição dos interessados, mini cursos.
Todos interessados colaboradores da área de ensino, sejam professores ou funcionários de uma instituição, profissionais de direito, administração, pedagogia e demais classes estão convidados a participar como sócios operadores, obtendo ganhos permanentes com sua própria escola em um formato diferenciado.
Neste caso o mestre é sócio e não um funcionário que pode ser demitido seja por redução de custos ou outra forma como aposentadoria. Assim, todos além do rendimento, estruturam um legado que o ensino tradicional não oferece, assim como não tem um plano de Previdência Privada e Seguro Saúde para seu corpo docente.