UNICURSOSLIVRES - BASE NO EXTERIOR - UNIVERSIDADES GRATUITAS - MOOC BR - QUIZZES

    A estratégia aqui proposta, inova nos cursos on line usando a tecnologia de ponta, reduzindo custos, trabalhando em grupos e, principalmente, integrando serviços isolados, ganhando sinergia, escalando resultados, abrindo uma base no exterior, dentro de regulações mais brandas do que no Brasil. 

    Esta é uma das soluções equacionadas para a criação da UniCursosLivres oferecendo cursos livres por especialização de ocupação, em Português, Espanhol e Inglês estruturando-se também a rede dos Centros de Empreendedorismo da América Latina. Assim, troca-se experiências entre países, sempre visando obter emprego e renda para os todos interessados, principalmente, os vulneráveis, obtendo-se receitas para os provedores de conteúdo, valorizando as instituições associadas. 

 

      Sempre inovando a proposta é emitir para os alunos os históricos detalhados de suas avaliações mais aceitos no mercado de trabalho, do que os diplomas tradicionais sem tais informações, de uma instituição de ensino o exterior. Foca-se na experiência e sucesso do aluno, sua carreira, networking  trocando indicações de oportunidades de trabalho com uma permanente volta aos estudos com o conhecido Lifelong Learning.

     Os cursos serão dotados de Reconhecimento Facial, Provas com Temporizadas, com as avaliações enviadas a Home Page gratuita do aluno, feita na hora da matrícula. 

   É importante ressaltar que não se propõe a emissão de certificados para serem usados como créditos na universidade e sim uma avaliação enviada para o home page do aluno. Assim, ao mesmo tempo, obtém-se um diferencial enorme, inédito no pais, sempre impulsionado a carreira dos educandos, com seus trabalhos e avaliações a serem inclusos no seu website, como se vê na sugestão do infográfico abaixo.

   São muitas inovações como segue abaixo, desde captação de alunos no exterior, até o aproveitamento total de conhecimento dos mestres e interessados com quizzes, perguntas e  respostas que podem ser usadas como chatbots, no tráfego orgânico e pago, valorizando seus autores, além da criação da plataforma MOOC BR.

Gradute in Brazil 

    No país não existe um portal focado em captar alunos no exterior. Enquanto aqui tinham apenas 19.935 alunos estrangeiros (INEP 2023), no Japão com uma língua muito mais difícil, haviam em 2024 perto de 336.708 (Study in Japan). Por isso a proposta da criação do serviço Graduate in Brazil para captar alunos / intercambistas internacionais, pois como se sabe é enorme a diferença de custos de quase 10 vezes entre o Brasil x Exterior, sem contar a manutenção pessoal e as limitações impostas pelos distantes campus dos locais das possibilidades de trabalho.  

    

   O ponto mais importante nesta estratégia de captação de alunos do exterior, são dos valores das mensalidades que mesmo com bolsas, em um portal com tal objetivo deveriam ser muito maiores, exatamente como acontece nos EUA. Lá os alunos residentes dentro ou fora de seus estados, tem preços diferenciados, como se vê nas publics universities.  

    Com tal estratégia as universidades e escolas do ensino médio podem, com um investimento muito reduzido fazendo parcerias com seus mestres, adaptando seus websites nas línguas de interesse, além de valorizar suas instituições, obterão um faturamento maior, praticamente sem custos. 

     Inclui-se neste cenários os curtos de idiomas profissionalizantes, não ofertados pela maioria das instituições.

Universidades Gratuitas





Idiomas Profissionalizantes


MOOC BR

     No país praticamente não existem plataformas complementares para a educação, com os conhecidos Massive Open Online Courses (MOOC), como são os mais de 350.000 cursos, a maior parte gratuitos, das melhores universidades do mundo disponibilizados nCoursera, edX, FutureLearn, Veduca, Udacity, Khan Academy, IBM, Saylor Academy, Google Digital Garage, Youtube, além do TED e outros.

   Merecem destaques muitos cursos. Aqui damos como exemplo o do Premio Nobel Robert Shiller de Finanças da Yale University, impecável, e de Odontologia da University of Michigan.

    No país temos menos de 3.000 cursos gratuitos informados nos websites Ginead  Sebrae Escola VirtualAprenda MaisNa Prática FGV e EV.
  
   A reduzida oferta de cursos on line, gratuitos, no país, um lado limita o aprendizado para o educando e, de outro abre várias oportunidades para os professores ou especialistas interessados em estruturar cursos, assim como a obtenção de receitas pelos provedores, que no país têm com poucas alternativas de divulgação de cursos.

  Além disso, é preciso filtrar e organizar por nível de profundidade e avaliações tais cursos de maneira a serem melhores aproveitados, na verdade indispensáveis quando se sabe do conceito Lifelong Learning ou seja de uso permanente. 

  A proposta MOOC BR, sob a forma de uma venture capital, caso seja usada isoladamente objetiva cobrir tais deficiências, do interesse de suas comunidades e, principalmente, das empresas que não atualizando seus colaboradores de forma permanente não vão conseguir sobreviver. 

Professores em Rede

     Por que não existem plataformas de professores separadas por nicho, trocando conteúdos entre si? Quais outros benefícios que essa comunidade poderia obter? Como as ações derivadas das questões das provas poderiam ser aproveitadas em um projeto de Perguntas & Respostas para serem usadas em Tráfego Pago?


    Cada nicho de conhecimento deveria ter suas Perguntas & Respostas, valorizando seus profissionais, mestres, colaboradores e especialistas, facilitando a identificação de profissionais pelos interessados.     

  Pode parecer estranho, mas esta rede de professores poderia ter um acervo de mais de 1.00.000 Perguntas & Respostas que poderiam ser usadas em Tráfego Pago e como Chatbots.  

Quizzes
Perguntas & Respostas

     Vejamos o exemplo da OAB dos EUA com 300.000 respostas rápidas gratuitas. 


    Estes professores não poderiam estruturar cursos ou line, como por exemplo para empreendedores jurídicos em parceria com as associações de advogados e terem sua própria faculdade em um modelo de EAD diferenciado, com sede no exterior, com regulação menos rígida?

      Os Chatbots para advogados podem funcionar como seus substitutos de forma virtual, para atendimento ao seu potencial cliente dando as primeiras informações poupando um tempo enorme do profissional em um atendimento 24x7, reforçando a importância da solução em tela. 

      Como existem cerca de 1.900 faculdades de direito no país, é possível  se projetar que existam cerca de 47.500 professores no setor, levando em consideração que cada uma tivesse algo como 25 docentes.

Legado

    Os docentes tomando a iniciativa de formar uma rede, conseguem uma renda vitalícia, explorando a nova tecnologia, não dependendo de suas faculdades, que tem um tempo finito.

    Muito obrigado pela visita.

   e-mail: flavio.lacerda.motta@gmail.com
   Direitos Autorais Reservados
   IP dos visitantes registrados em blockchain