Todos interessados em aumentar seus rendimentos conquistando melhores oportunidades de trabalho, necessitam reciclar conhecimentos, de uma forma profunda. Mesmo os que se conquistaram diplomas de instituições bem referenciadas, precisam se atualizar, de forma permanente, pois o avanço da tecnologia assim exige.
Os diplomas que as universidades dão muita ênfase têm um resultado prático de reduzida eficiência. Em qualquer entrevista o que vale são os conhecimentos, com as respostas certas e, principalmente, a de um pensamento inovador e pró-ativo. Em outras palavras, desenvolver uma mentalidade de empreendedorismo.
Dentro desta ótica nos dias de hoje o que vale, muito mais que um diploma, é a especialização. Esta é forma de obter mais rendimentos seja fazendo tricô, ou trabalhos manuais de toda espécie que não precisam de um curso superior, como são as centenas de alternativas possíveis.
Finalizando, ser fluente no idioma da especialização é da maior importância, pois só com esse conhecimento é que se pode acompanhar o que acontece no exterior e distinguir o que são as "fake news", como são praticamente 90% das notícias que recebemos todos os dias sem fazermos qualquer questionamentos.
O mais importante é que o interessado deve escolher aquela atividade que mais tenha afinidade, no sentido de que esta carga de trabalho seja um prazer e não um esforço cansativo e desgastante.
Uma das mais importantes técnica de vendas, que não precisa de um diploma, são as conhecidas como diretas. Trata-se de um modelo de comercialização de produtos e serviços que se destaca pela sua abordagem personalizada e pela ausência de intermediários tradicionais, como lojas físicas. Em vez isso, os produtos são vendidos diretamente aos consumidores por meio de vendedores independentes.
Elas são importantes por que eliminam uma série de impostos e, principalmente, por que reduzem a necessidade capital com o chamado estoque consignado. (SEBRAE)
Dentro desta modalidade é que estão as vendas no conhecido sistema de marketing multinível (MMN). É um modelo de negócios onde participantes vendem produtos ou serviços e recrutam novos membros. Ganham comissões tanto pelas vendas diretas quanto pelas vendas de sua rede, criando uma estrutura em camadas.
SUGESTÕES
As melhores oportunidades de trabalho variam conforme a área de atuação, o nível de experiência e a localização. Mas, em geral, elas estão em setores com alta demanda por profissionais qualificados, como tecnologia, saúde, engenharia, finanças e marketing digital. Aqui estão algumas estratégias para conseguir um bom trabalho:
1. Identifique onde estão as melhores oportunidades
- Setores em alta: Tecnologia (TI, IA, cibersegurança), saúde, energias renováveis, logística e comércio eletrônico.
- Locais promissores: Grandes centros urbanos e polos tecnológicos costumam ter mais oportunidades. Em alguns casos, trabalhar remotamente para empresas estrangeiras pode ser uma excelente opção.
2. Como se destacar no mercado de trabalho
- Qualificação e aprendizado contínuo: Faça cursos, obtenha certificações e aprimore suas habilidades.
- Networking: Conecte-se com profissionais da área pelo LinkedIn, participe de eventos e mantenha contato com ex-colegas.
- Currículo e LinkedIn otimizados: Tenha um currículo atualizado e um perfil no LinkedIn bem estruturado com palavras-chave da sua área.
3. Onde procurar emprego
- Plataformas de emprego: LinkedIn, Indeed, Glassdoor, Gupy, Vagas.com.
- Sites de empresas: Muitas empresas publicam vagas diretamente em seus sites.
- Grupos de networking: Participe de grupos no LinkedIn e no WhatsApp relacionados à sua área.
4. Como se preparar para entrevistas
- Pesquise sobre a empresa e entenda sua cultura.
- Treine respostas para perguntas comuns, como "Fale sobre você" e "Por que deseja trabalhar aqui?".
- Destaque resultados: Foque em conquistas mensuráveis ao falar da sua experiência.