EaD - ESCOLAS - UNIVERSIDADES - EMPODERANDO ALUNOS - EVITANDO EVASÃO - GRADUATE IN BRAZIL

    Mais de 78 milhões de inadimplentes e 32 milhões de pessoas com 60+ anos, que precisam de {re}capacitação com cursos EaDs, serão prejudicadas com aexigências do D. Lei 12.456 / 2025, assim como os Polos EaDsExistem  8 milhões de empresas negativadas2 milhões com mais de 10 colaboradores precisando estruturar universidades corporativas e 48 milhões pessoas interessados em empreender.  Propõe-se a criação de um Education Marketing Hub, sob a forma de um Ecossistema de Educação Continuada, apoiando os vulneráveis, atraindo receitas permanentes e sustentáveis para as instituições de ensino e Stakeholders.

    Evita-se a evasão, empoderando os alunos, criando valor com a estruturação de sua Home Page, sem custos, na matrícula. Assim, passam a acompanhar o mercado de trabalho, as carreiras de colegas e exemplos de sucesso, via o website do curso, divulgando a instituição nas redes sociais, sem custos. Um cartão de crédito inteligente provido pela universidade, sela uma parceria longa.  Abaixo segue um resumo das atividades possíveis, criando oportunidades de trabalho e receitas.


      Em outra estrada, empodera-se, os mestres. Estes utilizando a IA têm condições de potencializar o aprendizado, de forma inédita, aprofundando o nível de absorção das aulas e obtendo novas receitas. Exemplos são a estruturação de cursos online pré vestibular, os preparatórios dos exames OAB. e assim por diante, incluindo cursos MOOC traduzidos.

      Auxiliados pelos alunos eles podem converter as Perguntas e Respostas das aulas e provas, hoje não aproveitadas, em uma biblioteca de Quizzes, produzindo um acervo que poderia  ultrapassar mais de 500 mil questões. Este vasto banco de dados alimentando Chatbots e Posts nas redes sociais e Tráfego Orgânico, fortalecerão todo o ecossistema educacional, beneficiando alunos, educadores e demais interessados, pois é de forte interesse das empresas. 

Resumo

     O Education Marketing Hub, propõe criar valor para o aluno, evitando a evasão, proporcionando vários benefícios. Para professores, a plataforma facilita a produção de cursos EaD, MOOCs, preparatórios para OAB e pré-vestibulares, além de monetizar conteúdos por meio de quizzes gerados de provas e aulas, criando um acervo de até 500 mil questões que alimentariam chatbots e tráfego orgânico.

     As instituições poderão estruturar universidades corporativas, bancos de vagas regionais e centros de empreendedorismo, conectando empresas próximas (20 quadras) aos cursos e ampliando oportunidades de trabalho e intraempreendedorismo.

    O ecossistema funcionará em plataforma white label, permitindo customização regional, redução de custos e novas fontes de receita, além de serviços financeiros como sociedade de empréstimos entre pessoas, poupança educação, previdência privada e neobank.

     A proposta visa criar receitas sustentáveis, inclusão social e apoio à empregabilidade, valorizando professores, alunos e ex-alunos, estimulando startups e atraindo alunos estrangeiros pelo programa “Graduate in Brazil”. O projeto convida instituições, mestres e stakeholders a atuarem como sócios-operadores, compartilhando investimentos e benefícios.

Marketing HUB
TV 3.0

      A estratégia de um digital marketing hub, integra os stakeholders de vários naipes, as instituições de ensino e seus polos em rede, agentes de integração, agências de recrutamento e seleção, ganhando novas formas de impulsionar exponencialmente a visitação de seus websites e conquista de alunos com sua news letter e a próxima TV 3.0 a ser inaugurada em junho  de 2026.. 


    No caso EaD existe um problema muitas vezes não compreendido que é a falta de relacionamento pessoal entre alunos como acontece no ensino presencial, tanto pelos horários diversos, como que em muitas aulas acabam sendo individuais e não aonde os colegas podem se comunicar entre si.

     Por isso a importância de um Banco de Dados Relacional com as informações pessoais de cada aluno com a aula de como fazer networking, obtendo e fazendo indicações.
   
Escritório White Label
Marketing Digital Integrado

      Para não conflitar com as atividades de ensino, seguindo os regulatórios do MEC, todas estas atividades serão estruturadas em uma plataforma isolada e autônoma, focada em atrair alunos e receitas para as instituições de ensino, alunos, mestres e interessados associados, cada um com seu viés.

     Normalmente quando se pensa em marketing digital resume-se ao Tráfego nas redes sociais.  Mas ele é muito mais do que isso. Trata-se da mais poderosa arma virtual no e-commerce, com as técnicas aqui sugeridas. Por isso a longa apresentação da proposição.

    As escolas, polos EaD, universidades e interessados, podem usar tais técnicas a preço de custo, como sendo do seu escritório remoto de marketing terceirizado, sob a forma de um Back Office White Label, com CNPJ diferente, isto é sem uma logomarca. Assim por sua vez, cada instituição usa de forma exclusiva fazendo a customização de seu interesse atendendo as necessidades regionais e de seu público alvo, inserindo a sua própria logo.

   Fazem parte destes novos serviços o provimento de capital de giro para escolas que pode ser de várias formas, uma delas da participação dos interessados na Sociedade de Empréstimo entre Pessoas e outras alternativas, explicadas abaixo.

Franquias X Parcerias
Legado
 
      Em uma nova formatação do modelo de franquias e parcerias considerando que, de um lado a escola tem uma tradição no mercado com sua marca, e de outro lado os mestres que podem se tornar sócios de cursos investindo tempo e capital, faz sentido, criar novos cursos em sociedade, estes recebendo direitos autorais. Afinal precisam de formatar legados já que o INSS e SUS não suprirão os benefícios que necessitam, face aos problemas conhecidos, o que possibilita a escola a reduzir ao longo do tempo os encargos sociais e ações trabalhistas.  

Convite
Sócios Operadores
Investimento Compartilhado
    
    Com esta plataforma atuando como um education marketing hub, todos os interessados, professores, gestores e outros profissionais na ativa ou aposentados, inclusive alunos, ganham seu espaço para divulgar seus próprios cursos e interesses, em um portal-vitrine inédito no país.
  
   Fica aqui o convite para participarem deste Ecossistema de Crédito e Educação e Trabalho, atrelado ao Smart Credit Score 24x7, como Sócios Operadores nas áreas de suas especializações. 
  
   Embora a proposta do blog seja divulgar as instituições de ensino captando alunos e novas receitas, seu  objetivo principal é apoiar e valorizar os Stakeholders principais: Alunos e Mestres, todos participando desta proposição a ser finalizada a 6 mãos.

Cliente-Aluno

      O aluno, na verdade, não é apenas um estudante. Ele é um cliente que pode trazer outros que precisam de adquirirem conhecimentos ao longo da vida dentro do conceito Lifelong Learning. 

    A estratégia é mantê-lo conectado a escola recebendo posts e recomendações, pois assim ele fará, também, sempre indicações de novos alunos, que é a forma mais econômica e vantajosa de se conquistar clientes, com a nova tecnologia, valorizando o cliente-aluno.

    Para a escola não perder o vínculo com seu ex-aluno, é preciso estruturar várias âncoras, que vão da habilidade dele realmente saber usar seu networking profissional, do acompanhamento da carreira de seus colegas, das oportunidades no mercado de trabalho, até ter sua home page pessoal e cartão de crédito, baseados na instituição.

Home Page do Aluno 
Marketing Pessoal
Currículo on Line
ATS

     A proposição da solução é que no ato da matrícula, o aluno estruture sua home page pessoal, sem custos, conectada com o website e banco de dados do curso, onde receberá, suas avaliações, classificação, com o link para o Portal 24h da Categoria, que ajudará na sua divulgação, impulsionando sua carreira e marketing pessoal.
     
     No mesmo ato ele poderia ganhar ao mesmo tempo os e-books: i) Guia da Manutenção da Home Page Pessoal; ii) Do Marketing Pessoal & Empregabilidade; iii) Carreira, e iv) Inteligência Artificial aplicada a sua Profissão, atualizada de forma permanente, a forma de deixá-lo conectado ao curso.

    Um curriculum tem que ter uma versão on-line para os softwares de ATS os leiam, integrado com seu cartão de visita virtual com QR Code, que automaticamente podem fazer a home page em plataforma gratuita como o Google Docs ou Canva, como é o exemplo abaixo. 


     Seus trabalhos feitos como TCCs e outros, confirmando a absorção de conhecimento dos cursos com a avaliação enviada para a home page do aluno, são fundamentais para serem bem avaliados. 
    
       

    A home page do aluno com seu curriculum on-line, tem que ter as TAGs as palavras necessários para serem lidas por um ATS.

    
   Para isto cada curso terá seu website próprio com as informações pertinentes do mercado de trabalho, estimulo para indicações, o clube do ex-aluno, com os exemplos de sucesso, com o banco de dados pertinente, listando os nomes dos alunos aprovados, com seus comentários e sugestões. Assim, estimula-se o aluno a retornar e divulgar o curso, com acesso a TV 3.0 e sua news letter, como forma de atualização de forma permanente.

Trabalho
Empreendedorismo

   São muitas oportunidades de obter-se, de forma rápida, como se pode ver no link a seguir que podem ser disponibilizados na plataforma e nos Back Office White Label das escolas, a partir deste blog: Trabalho.

   As agencias de recrutamento e seleção nas regiões onde se situam as escolas, polos EaD e universidades poderiam fazer a indicação de candidatos de precisam de cursos, de ou currículos  on-line e assim como tutoriais sobre técnicas de entrevistas. 

   Um Banco de Vagas único deveria estar aberto para todas agencias e empresas, atuando a nível nacional respaldado pela ABRH, que deveria ter interesse em ter uma base de receitas estruturando uma plataforma das Universidades Corporativas em Rede, apoiando as mais de 2 milhões de empresas com mais de 20 colaboradores, como informado abaixo, além do Banco de Dados das Empresas em torno das escolas.

Banco de Dados das Empresas 
20 quadras
Banco de Vagas
Consultoria Supervisionada / Estágios Voluntários
Loja da Instituição

      Para isso uma das atividades, importantes, será fazer o levantamento das empresas em torno da instituição, de 20 quadras, obtendo-se, além do website, o fone e e-mail do titular do RH, estruturando-se um Banco de Vagas, pode ser feita pelo gestor da escola.

   Assim, criando-se nova forma de relacionamento com estas empresas pode-se ofertar a gestão do seu Banco de Vagas, com alunos já preparados, e outros serviços como a Loja do Polo e o Intra Empreendedorismo com alunos / mestres propondo ações para redução de custos, fazendo Consultoria Supervisionada ou Estágios Voluntários, abrindo oportunidades de trabalho.

  No quadro acima estão mais de 25 atividades extracurriculares que ou geram receitas, como a Loja da Escola vendendo camisetas, bonés com a sua marca ou celulares e notebooks a preço de custo.  
   
   Empreendedorismo
&
Intraempreendedorismo 

    As instituições de ensino precisam incentivar este tipo de atividade, pois para o aluno em muitos casos a concorrência interna e os pesados encargos trabalhistas limitam o seu crescimento profissional, sendo o empreendedorismo uma importante oportunidade, já que 48 milhões querem abrir um negócio. Além disso, é importante saber e divulgar para os estudantes do crescimento da inteligência artificial que pode ajudar ou atrapalhar esta ou aquela profissão, para os menos avisados.

   Como veremos abaixo as universidades dos USA apoiaram a criação de milhares de startups que obtiveram aportes de capital que superaram a casa dos US$ 5 trilhões! 

    Cada escola deveria ter seus cursos e seu Centro de Empreendimento, com sua home page que pode ser feita pela solução, atendendo suas necessidades locais, todos ligados em uma rede internacional, pois um caso de sucesso em Buenos Aires, pode servir de exemplo em Recife e assim por diante.    



Tipos de Empreendedorismo para Iniciantes 
(9 Principais Que Todos Deveriam Conhecer)

       O ensino do empreendedorismo pode começar nas escolas de ensino médio e profissionalizantes e até antes, como se vê nas imagens abaixo.

   

Cartão de Crédito Inteligente
&
Fidelização de Clientes

    Nos EUA quase toda universidade oferece um cartão de crédito ao seu aluno, normalmente emitido pela Cooperativa de Crédito da sua comunidade com quem tem uma longa parceria, que em muitos casos recebe uma espécie de cash-back da emissora. Este foi o caso de US$ 75 milhões que as universidades da região de Boston receberam como se vê na reportagem da revista Forbes.  
 
   A importância de um cartão de crédito para um aluno, como se viu acima é que a tendência é do aluno usá-lo durante sua vida, desde que tenha taxas competitivas, o que é uma forma de fidelização e um eventual retorno via cash back, reforçado com o uso da IA, agora acompanhando o seu mercado de trabalho e respectivas inovações, como explicado acima.
  
    Com a evolução do plástico do cartão de crédito agora como dentro de um celular, faz sentido, no mesmo local ter apps de cursos de educação financeira, do credit score do portador, assim como as informações das oportunidades de trabalho, competições e as informações pertinentes da T V 3.0, dos exemplos de sucesso de colegas e assim por diante.


   A estratégia aqui é usar o Marketing Emocional  de forma que o aluno fique ligado 24x7.

Valorização dos Mestres 
MOOC BR
Exame OAB - Pré-Vestibular
 Perguntas & Respostas
Chatbots 
Universidade Corporativa
Graduate in Brazil

MOOC BR

     Não existe no país uma plataforma MOOC BR que no exterior abrigam mais de 30.000 cursos a maioria sem custos, onde os mestres reunidos em grupo podem ter sua própria plataforma, seja de cursos avulsos ou sua própria escola, como pode ser visto em Mestres.

Exame OAB - Pré-Vestibular

   A produção de cursos on-line para exame OAB, pré-vestibular e outros são fortes âncoras na atração de receitas, que querem um investimento significativo, onde os mestres reunidos em grupo podem ter sua própria escola, a custos reduzidos, confirmando a importância da estruturação desta rede.
  
   Perguntas & Respostas
 
         Pode parecer estranho, mas o exemplo das Quizzes, as Perguntas & Respostas da OAB dos EUA com suas 300.000 Free Legal Answers são um exemplo que todas os cursos e faculdades deveriam ter em primeiro lugar servindo a sociedade, em segundo lugar divulgando seus protagonistas. 

       Elas podem ser derivadas das provas feitas em sala de aula e dariam grande divulgação para seus  mestres. Precisam ser filtradas e organizadas em nível e hospedadas nas associações dos profissionais de cada área, dando grande destaque para os mestres e suas escolas.


Avatares - Chatbot

      Todas elas podem ser usadas em Tráfego Pago e como Chatbots em forma de Avatares operando como substitutos de atendentes, de forma virtual, dando as primeiras informações poupando um tempo enorme do profissional em um atendimento 24/7, reforçando a importância da solução em tela.

IA Chatbots
       
      O de idiomas básicos e profissionalizantes gratuitos é uma das âncoras para atração de alunos, para ser usado no Tráfego Pago, como as quizzes das Perguntas & Respostas feitas pelos mestres e das Competições entre estudantes de diferentes escolas, criando a figura do Aluno-Destaque, o que vai chamar atenção dos empregadores e potenciais . 

Chatbot para Professores e Alunos com IA
ClassPoint

Universidades Corporativas

       Estima-se a existência de mais de 2 milhões de empresas com mais de 20 colaboradores que podem transformar seus departamentos de treinamento em fontes de receita e, ainda, deduzir do  Imposto de Renda o investimento na estruturação de sua universidade corporativa assim como a sua manutenção desde que tenham também um objetivo da inclusão social, como é a proposta desta solução.

      As escolas ao levantar as empresas nas 20 quadras de sua localidade, podem até alugar salas e laboratórios para estas, além de proverem conteúdo e professores.
 Idiomas Profissionalizantes Gratuitos
Hubs 
Graduate in Brazil     

     A plataforma de cursos de idiomas básicos e profissionalizantes que podem ser gratuitos, ou pagos quando emitirem certificados, a partir dos MOOCs, é uma das âncoras para atração de alunos, para ser usado no Tráfego Pago, como as quizzes das Perguntas & Respostas feitas pelos mestres e das Competições entre estudantes de diferentes escolas, criando a figura do Aluno-Destaque, o que vai chamar atenção dos empregadores e imprensa. 

   Todas as instituições de ensino precisam participarem / estruturarem suas redes com o que ganham uma enorme sinergia, tanto na redução de custos como aumento de receitas. 

   Um exemplo é a atração de alunos do exterior tanto fazendo intercambio como para graduação.

Graduate in Brazil

     O custo do investimento em educação nos EUA é muito alto. Os bolsistas estão com um problema enorme de dívidas não pagas como pode ser visto no vídeo abaixo.

Let’s talk the Student Debt Trap
Cara Nicole

     Lá, via de regra o aluno tem que pagar a moradia no campus, normalmente afastados dos centros urbanos, que dificultam a obtenção de empregos presenciais, enquanto aqui ele consegue morar perto da faculdade e provavelmente obter um trabalho pagando seus estudos.

    Apenas a título de informação, o investimento total no ensino superior nos EUA em uma instituição de nível médio, em um curso de administração de 4 anos, é estimada em  US$ 114 mil contra US$ 9 mil no Brasil.

    A língua que pode ser um obstáculo, parece não ser tão difícil de ser equacionada com um curso de inglês para estrangeiros gratuito provido pela rede de instituições de ensino interessadas, que já poderiam até demonstrar a possibilidade da obtenção de trabalho.

    È interessante observar que o Japão atrai perto de 3 milhões de estudantes de outros países.
     Face as informações acima faz sentido as universidades se organizarem, na rede proposta, oferecendo os cursos de português gratuitos, fazendo as adaptações do seu website para a visitação / admissão de alunos do exterior, que fariam o vestibular a posterior, dentro da proposição já feita do curso on-line para esta finalidade.

   Abaixo da imagem a seguir um exemplo do que pode ser feito.

Sede no Exterior

      A proposta da UniCursosLivres é abrir um novo caminho, enxergando os cursos livres no exterior, abrindo uma rede para operar na América Latina, afinal existem cerca de 100 mil venezuelanos e cubanos já residentes no pais.

    Assim as instituições de ensino poderiam ter um outro canal de atuação, com um investimento muito baixo em forma de rede, apenas fazendo sua adesão e aproveitando todo o conteúdo a ser produzido. Veja mais informações no link: Cursos 

Serviços Financeiros
Previdência Privada & Seguro Saúde
Sociedade de Empréstimos entre Pessoas
Poupança Educação
Neobank 
Antecipação de Recebíveis

    Estima-se a existência de 778 mil docentes nas escolas particulares de todos os níveis no país, sem contar com os administradores internos, que devem ter interesse tanto na Previdência Privada como em ter um Seguro Saúde, face a quebra do INSS e dificuldades SUS.

   Nesse objetivo a plataforma colocará a disposição dos interessados planos de benefícios a serem desenvolvidos com os principais players do mercado.

   A Sociedade de Empréstimo entre Pessoas é uma forma das pessoas físicas emprestarem recursos financeiros para empresas, obtendo um rendimento maior do que os normalmente pagos pelos bancos. 

   É importante observar que nos EUA existe uma poupança educação deduzida do Imposto de Renda, que poderia ter no Brasil de uma forma diferenciada quando se poderia ter uma alternativa de financiar a instituição de ensino com Tokens Imobiliários. 

  Havendo demanda as instituições financeiras poderiam ter seu próprio Neobank, principalmente, como forma de reduzir as tarifas bancárias, financiar a usa comunidade local e usar Smart Contracts, que facilitariam o desconto dos recebíveis das matrículas.

Ecossistema de Educação Continuada 
Marketing Hub
Prioridades

     No infográfico com fundo azul no topo desta página estão as várias atividades que este ecossistema pode estruturar e coordenar em parceria com mestres e instituições de ensino, na  Plataforma de rede sob a forma White Label, pois assim se reduz custos ao mesmo tempo que se escala receitas e resultados.

   Como  são muitas as alternativas é importante separar as atividades âncoras / mais fáceis de estruturar / receitas mais rápidas, neste momento inicial para as instituições que desejam se associar como segue:

  - Aluno Cliente: Home Page, Cartão de Crédito, Trabalho Autônomo Empreendendo;
  - Alunos: Levantamento Polos EaDs e Escolas;
  - Mestres: Rede por tipo de Especialidades, Coordenadores por Área 
  - Mestres: MOOC, Inglês Profissionalizante, Cursos on Line Pré-Vestibular e Exame OAB;
  - Mestres e Alunos: Perguntas e Respostas dadas em salas de aula ou provas;
  - Instituições de Ensino: Definição de Coordenadores Associados - Alunos Parceiros, agregando
  - Banco de Empresas em seu entorno 20 Quadras, e-mail RHs / Banco de Vagas / Consultoria;
  - Estruturação do das Universidades Corporativas em Rede;
  - Centro de Empreendedorismo;
  - Graduate in Brazil, e 
  - Núcleo de Produção Chatbots das Quizzes 

Investimentos Compartilhados
Legados 
Polos EaD a venda

  Cada um dos serviços acima tem uma precificação específica, em função de seu alcance.  A sugestão é que em alguns deles os mestres se associarem fazendo um investimento compartilhado como é o caso do Centro de Empreendedorismo, do acervo das Perguntas & Respostas, da base das Universidades Corporativas em Rede e outros. 

  O investimento total na plataforma é estimado em R$ 7 milhões, incluindo 12 meses de manutenção, a ser dividido em 7 partes de 10 %, para os mestres, alunos e familiares, instituições de ensino, agentes financeiros, empresas, interessados /sócios fundadores e investidores, com valores proporcionais ao potencial de  interessados por segmento. 

  - Alunos e Familiares: R$ 1.000,00 
  - Mestres: R$ 3.000,00
  - Escolas,  Polos EaD com CNPJ : R$ 5.000
  - Universidades R$ 10.000,00 
  - Empresas R$ 20.000,00   ESG + Uni Corp
  - Agências de RH: R$ 5.000,00 
  - Investidores: R$ 50.000,00 - Pref 
  - Fund ord
    

Rendimentos Financeiros
Remuneração pelas Indicações
Levantamento Polos EaDs e Escolas

    Todos os interessados como podem obter uma comissão de 20% pelas indicações, podendo até se tornarem sócios operadores da plataforma, dentro da sua especialidade, como feito no convite acima. 

    Embora existam as associações de classe patronais, muitas instituições pouco participam destas entidades, sendo uma das necessidades da plataforma obter as informações necessárias para os contatos, ficando o indicador como representante associado, na medida em que também tiver interesse nesta forma de participação.

      Muito obrigado pela visita.

   e-mail: flavio.lacerda.motta@gmail.com
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